Futebol é Para Meninas

O Blogue de Todos os Desportos

sexta-feira, setembro 29, 2006

Fuga Nacional

Frequento Alvalade com assiduidade desde 1992 (Sporting 2x3 Grasshopper) e por apenas uma vez me lembro de ter debandado do estádio muito antes da hora do apito final. Foi no malfadado 3x6 com os lampiões, jogo mais do que traumático, o que justificou plenamente o acto.
Uma das coisas mais irritantes que vejo no futebol português e, mais concretamente, no adepto de futebol português, é o quase exclusivo objectivo de que o seu clube vença. Meio a zero chega. Um golo com a mão, em fora de jogo, ou um penálti inventado. Mas sempre com um desrespeito quase total pelo adversário. A culpa da derrota é sempre do árbitro ou do azar. Nunca por o adversário ter jogado mais e melhor.
Por isso é tão raro aplaudir-se a equipa adversária. Por isso tantos se surpreenderam por alguns adeptos do Sporting terem aplaudido o Gençlerbirliği (que ganhou 3x0) ou o CSKA (que ganhou 3x1) em pleno Alvalade. Nos 2 momentos fiz questão de me auto-incluir nesse grupo.
Vem isto a propósito do jogo de hoje entre o Nacional e o Rapid de Bucareste.
0x1 lá, 1x0 cá, eliminatória empatada, necessidade de prolongamento nos Barreiros. Esta 2.ª participação dos madeirenses nas competições europeias parecia (e devia ser) uma festa.
Para "azar" dos madeirenses, ou por "mérito" dos romenos, estes últimos marcaram logo na entrada do prolongamento. O Nacional tinha 30´ para marcar 2 golos em casa.
O que fizeram então os seus adeptos? Piraram-se em massa e, concerteza, foram cuidar das suas vidinhas.
O que merecem "adeptos" destes? Que para o "seu" clube exista 2 sem 3 nas competições europeias.

1 Comments:

Enviar um comentário

<< Home