Futebol é Para Meninas

O Blogue de Todos os Desportos

quarta-feira, setembro 20, 2006

De Volta II

Antes da minha ausência para gozo de merecidas férias, o Caso Mateus abalava Portugal e as ameaças indecentes da Fifa pairavam sobre o nosso futebol. O Apito Dourado, esse, andava moribundo há muitos meses (anos?).
Dificilmente poderia imaginar que as coisas pudessem ficar ainda mais podres na minha volta. Pois é, mas no nosso país, quando pensamos que o poço não tem mais fundo por onde bater descobrimos sempre que afinal existia um alçapão ou que o fundo era falso.
Começando pelo Apito Dourado, um famoso constitucionalista da nossa praça, Dr. Gomes Canotilho, escreveu um parecer a defender a inconstitucionalidade do diploma referente à corrupão desportiva. Nem vale a pena relatar os motivos desta inconstitucionalidade. Vale, sim, a pena lembrar que este diploma já tem uma quinzena de anos e que ainda ninguém se tinha lembrado desta. De qualquer forma, se não fosse por isto haveria sempre outro alguém para invocar a inconstitucionalidade das escutas telefónicas.
Pegando precisamente nas escutas, tive imensa pena de não ter tido oportunidade de ler a reportagem do Público sobre as conversas do impoluto Sr Presidente dos Pneus de Benfica com Valentim Loureiro e Pinto de Sousa, bem como dos beijinhos que Veiga ameaçava dar ao Major. O nível não pára de subir.
Quanto ao Caso Mateus, perdi-me no vasto caminho dos seus acelerados desenvolvimentos. Sei apenas que neste momento há um plantel de uma equipa de futebol composto por trabalhadores cuja profissão é treinar e jogar à bola que se encontram impedidos pelo seu próprio presidente de o fazer.