Futebol é Para Meninas

O Blogue de Todos os Desportos

segunda-feira, setembro 04, 2006

Bye Kid


Andre Agassi tornou-se profissional no ténis em 1986, com apenas 16 anos, e despediu-se hoje dos courts, 20 anos depois, com 36 anos completos.
Era ídolo da revista Bravo, a revista da moda para adolescentes no meu tempo. Os seus equipamentos coloridos, cabelos longos e soltos, brincos espampanantes, irreverência e carisma cativavam a maioria dos adeptos e não adeptos do ténis. Na parte que me toca, sempre fui muito mais Pete Sampras do que André Agassi. Ou muito mais Pat Rafter, Marat Safin, Gustavo Kuerten ou Andy Roddick do que André Agassi, todos eles tenistas que também chegaram a n.º 1 do mundo partilhando os courts com Agassi.
Agassi, o "Kid de Las Vegas", chegou pela 1.ª vez a n.º 1 do ténis em 10 de Abril de 1995, 2 anos depois do seu grande rival Pete Sampras ter alcançado esse mesmo lugar. Curiosamente, e apesar de ser Sampras aquele que é considerado um dos melhores (o melhor?) tenistas de sempre, foi Agassi quem conseguiu ganhar os 4 torneios do Grand Slam (Wimbledon 1992, USOpen 1994 e 1999, Australian Open 1995, 2000, 2001, 2003, e Roland Garros 1999). Aliás, Agassi foi o único tenista da "open era" a fazê-lo. A isso pode acrescentar ainda o feito de ter igualmente conquistado a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atlanta 1996. Coincidência das coincidências (ou talvez não), é casado com Steffi Graf, o único outro ser humano com um currículo no ténis comparável ao seu.
Anteontem Agassi ganhou em 5 sets a um cipriota de nome Marcus Baghdatis, 15 anos mais novo do que ele mas cheinho de caimbrãs e fisicamente em pior estado do que o trintão. Hoje - dia 3 de Setembro de 2006 - o americano terá pago a factura do recente esforço físico e psicológico de jogar o seu último torneio (como havia anunciado há mais de um mês) e deixou o UsOpen e o ténis profissional eliminado por um "desconhecido" de nome (Benjamin) Becker.
Ficam, então, para a história os 8 títulos do Grand Slam, 1 Masters, 1 medalha olímpica de ouro e 50 títulos ATP (17 dos quais Masters Series) - o 1.º dos quais em 1987, em Itaparica, e o último em 2005, em Los Angeles.
Bye Kid!