Futebol é Para Meninas

O Blogue de Todos os Desportos

sexta-feira, setembro 01, 2006

O $ dos Outros

Interessante esta coisa de um clube turco – Fenerbahçe – conseguir contratar Zico como treinador (não que tenha provado grande coisa no cargo, mas... Zico é Zico, o melhor jogador de sempre depois de Maradona) e, logo de uma assentada, Kezman e Deivid para o ataque. Não que seja assim tão previsível que esta possa vir a ser uma mistura explosiva e que dê grandes resultados. Apenas a realidade de que o futebol turco parece ter mais poder de compra nesta época do que o português, cujos clubes foram saudavelmente comedidos nas suas aquisições. Os nossos foram aos saldos e, mesmo assim, trouxeram a mercadoria por empréstimo.
Talvez ainda mais Interessante é o caso do West Ham, 9.º na anterior Premier League. Ok, os clubes ingleses, ou melhor, o dinheiro dos clubes ingleses, com os seus magnatas na liderança, não têm qualquer comparação com os clubes dos outros países. Mas os hammers tinham mesmo de multi-milionáriamente arrancar Tevez e Mascherano, 2 titulares da selecção argentina, às canchas de São Paulo? Ainda não foram divulgados os valores da transferência mas, diz-se, será bastante superior aos 35 milhões de dólares que a MSI, empresa detentora dos seus passes, havia pago para os levar para o Corinthians.
E que dizer do Atlético de Madrid, 10.º da anterior Liga espanhola, que comprou quase metade do Dinamo de Moscovo (Costinha, Maniche e Seitaridis), Mista, Aguero (internacional argentino), Pernia (argentino internacional espanhol) e Zé Castro (internacional da Beira Litoral)?
Será que um pouquinho deste dinheiro não podia vir para o país vice-campeão da Europa, 4.º no campeonato do mundo e que, nos últimos 4 anos, teve um seu clube vencedor da Liga dos Campeões e da Taça Uefa e outro finalista vencido desta última competição?
Teremos apenas de nos contentar em emprestar jogadores ao Portsmouth da Premier League inglesa (Douala e Manuel Fernandes, o tal que valia 8 milhões de euros por uma só perna mas que, afinal, tinha a outra com um ataque de pubalgia)?