Futebol é Para Meninas

O Blogue de Todos os Desportos

domingo, outubro 08, 2006

As Contas Estão de Volta

Para a dupla jornada (Azerbaijão e Polónia) de Portugal no apuramento para o Euro 2008, Scolari tinha afirmado desejar somar 4 pontos no final destes 2 jogos.
Depois da vitória de sábado, por 3x0, frente ao Azerbaijão, os jornalistas questionaram Scolari sobre se mantinha esse desejo dos 4 pontos.
"Claro que mantenho. Nem percebo por que é que perguntam isso. Quatro pontos nestes dois jogos garantem-nos o segundo lugar no grupo. Em Portugal, o problema é que muita gente se esquece de fazer contas, ou então não sabe... Passam os primeiros dois e Portugal quer ser apurado. Se não tenho dinheiro para comprar uma casa com quatro assoalhadas, compro uma que só tenha uma ou duas."
Eis mais uma novidade no reinado de Felipão: agora as nossas famosas contas (cujo historial o sargentão parece desconhecer) começam a realizar-se logo nos jogos inciais. E o que nos propõe o modesto treinador? Que, apesar de pagarmos um dos mais milionários salários a um seleccionador de futebol a nível mundial, nos remetamos à nossa essência de pobrezinhos acomodados num modesto T1 ou, quanto muito, T2.

Questionado, ainda, sobre se o facto de Portugal ganhar na Polónia e, com isso, liderar o grupo, não poder constituir um aliciante para dar prioridade à vitória, Scolari respondeu:
"Mas quem disse que a nossa prioridade não é a vitória? Nós vamos jogar pela vitória mas, se não conseguirmos, vamos ficar fechadinhos e procurar o empate. Um empate, não é só um ponto ganho: são dois pontos que tiramos ao adversário."
Isto é um ambicioso disfarçadinho de retranqueiro ou um retranqueiro disfarçadinho de campeão?