Futebol é Para Meninas

O Blogue de Todos os Desportos

quinta-feira, novembro 03, 2005

O Treinador de Ataque

Antes de vir para treinador do Porto já os mais atentos ao futebol português conheciam Co Adriaanse. Conhecêmo-lo brincalhão quando veio jogar com o Sporting para as meias finais da Taça Uefa do ano passado. Rimo-nos quando afirmou que o melhor jogador do Sporting era João Moutinho porque, entre outras coisas, era um médio que marcava golos (aqui para nós: Moutinho ainda não é o melhor jogador do Sporting mas pode muito bem vir a sê-lo; e ainda não marcou nenhum golo pelos leões). Disse também que já tinha reservado um quarto para a final de Lisboa e depois, afinal, não aproveitou a dita reserva.
Ficámos logo com a ideia de que o holandês tinha um senso de humor apurado.
Quando cá chegou para o Porto confirmámos o seu especial senso de humor. Primeiro com as regras disciplinares impostas aos seus soldados como se se tratasse de um quartel. Em seguida quando colocou o par Ricardo Costa / Bruno Alves à frente do Bítor (pena que o Sporting possa não ter oportunidade de defrontar esta dupla). Depois quando viu milhares de adeptos do Benfica no Dragão a mostrar lenços brancos ao FêCêPê.
Agora, quando o fulano que advoga defender o futebol bonito e sempre de ataque (já tinhamos visto este "futebol de ataque" do Az Alkmaar em Alvalade), tira um médio atacante ao intervalo quando estava a ganhar por 1 golo em Milão para colocar um médio defensivo e, momentos depois, quando tira um médio para colocar um 3.º central, só podemos continuar a rir.
Quem não deve ter rido muito foi o tal médio defensivo que entrou ao intervalo por ordem do bom do Co quando ouviu as suas simpáticas palavras:
"Surgiu o segundo golo na sequência de um canto e não foi por falta de organização. O Raul Meireles estava na linha, junto ao segundo poste, mas provavelmente estava a dormir."