Futebol é Para Meninas

O Blogue de Todos os Desportos

sábado, maio 13, 2006

GRUPO F

BRASIL
CROÁCIA
AUSTRÁLIA
JAPÃO

Curioso grupo este que coloca o Brasil a jogar com uma selecção treinada pelo seu mais querido jogador de futebol de todos os tempos: Zico. Ao escrete canarinho parece ter-lhe calhado um grupo fácil. Para as outras selecções tudo estará em aberto.
Prognóstico: Passa o Brasil, na boa, acompanhado do Japão.

BRASIL
O Brasil é o país com mais presenças em mundiais – 18, ou seja, todas as possíveis.
Tem apenas 5 títulos.
Já chega. Dêem a vez a outros.
Mas, com um ataque com Ronaldo, Adriano, Robinho, Ronaldinho e Kaka, será possível não se ganhar todos os jogos por goleada?
E de fora ficarão mais não sei quantos jogadores que certamente teriam lugar em qualquer outra selecção do mundo.
Depois de uns quantos anos a apoiar inexcedívelmente o Brasil, graças a Bebeto e Edmundo, sem falar no longínquo ano de 1982 com o galinho Zico, depois de conhecer a Argentina mudei-me para os seus vizinhos.
No entanto, se por milagre o Sávio voltar a fazer parte dos convocados do escrete repensarei a minha posição. Sem isso, o Edmilson sozinho nos seleccionados não chega para me convencer a apoiá-los.

AUSTRÁLIA
Estará presente no Mundial após 32 anos (última e única participação foi em 1974, sem ter passado da 1.ª fase)
Ronaldo afirmou há dias que não conhece ninguém da Austrália, tirando John Aloisi do Alavés. Desse eu nunca ouvi falar, mas ouvi falar dos “ingleses” Mark Viduka e Harry Kewell. Logo, Menina 2X1 Ronaldo.
Para além destes, procuro esquecer que têm um guarda-redes chamado Mark Schwarzer, do Middlesborough, que quando o ano passado jogou e foi afastado pelo Sporting para a Uefa, ficou com azia e desejou que os meus fossem corridos logo de seguida. Só por isso, espero que sofras uns quantos golos.
Guus Hiddink é o treinador e tem certamente capacidade para fazer com que, mesmo sofrendo uns quantos golos, a Austrália possa avançar no torneio. Não esquecer que era ele o líder da Korea que sacou o 4.º lugar nos últimos mundiais.

CROÁCIA
A Croácia irá para a sua 3.ª participação consecutiva em mundiais. Em 1998 alcançou o 3.º lugar, numa equipa que tinha Davon Suker.
País de nacionalistas exacerbados, tem dos adeptos mais apaixonados e seguidores.Por alturas do Euro, em Portugal, andavam espalhados por aí, sempre equipados a rigor com a sua marcante camisola, em permanente festa. E não é só no futebol que acompanham a sua bandeira. Quando o europeu de andebol se disputou cá no burgo, na final entre a Croácia e a Alemanha foi vê-los a entrarem aos magotes inundando toda uma “superior” do Pavilhão Atlântico. Ainda hoje estou para saber donde vieram tantos senhores com camisolas da Croácia.
No que toca a futebol, apesar de já não haver Davon Suker, há Tomo Sokota. No Porto. No banco. Na enfermaria.
Dado Prso, o rapaz do rabinho de cavalo, é a figura da equipa.

JAPÃO
A 3.ª participação em mundiais.
Em 2002, jogando em casa, atingiu os 8.ºs de final, o seu melhor resultado.
Que dizer do futebol japonês? Não o vejo muito. Mas oiço-o. Sempre que temos oportunidade de assistir pela televisão aos jogos que se disputam em terras nipónicas (taça intercontinental e último campeonato do mundo) somos brindados com aquele barulho constante e quase histérico vindo das bancadas.
A estrela da equipa é o seu treinador: Zico. Provavelmente, aos 53 anos ainda teria lugar como jogador em 9 entre 10 equipas da actualidade.
A outra estrela é Hidetoshi Nakata. O primeiro japonês a fazer algum sucesso nos relvados europeus, primeiro em Itália, onde passou por uma mão cheia de equipas, e agora em Inglaterra.