Futebol é Para Meninas

O Blogue de Todos os Desportos

quarta-feira, agosto 03, 2005

Braçadas Mundiais

No domingo passado terminaram mais uns campeonatos mundiais de natação, em Montreal. Para os portugueses, missão cumprida. Os objectivos não eram nada por aí além, aliás, à cautela, nunca o são. Mesmo assim, a par de um ou dois recordes nacionais superados, a novidade foi a qualificação para as semi-finais da nova campeã europeia de juniores de bruços, Diana Gomes de seu nome. Incrivelmente, foi a primeira vez que uma menina portuguesa chegou às 16 primeiras nuns campeonatos mundiais. Fez-se história, portanto.
De resto, e falando das trutas da natação, não estiveram presentes Alex Popov, Lenny Krayzelburg, Franziska Van Almsick, Jenny Thompson, Yana Klochkova, todos já retirados, nem Ian Thorpe, a gozar um ano inteirinho de férias antes de se lançar de cabeça para os Jogos de Pequim.
Nas meninas, as australianas dominaram, juntamente com algumas teenagers americanas. O Zimbabwé, depois de uma medalha de bronze (ou prata?) nos últimos JO, conseguiu ver uma sua nadadora dar-lhe o primeiro título mundial na natação.
Nos meninos, o já inevitável Michael Phelps mostrou coragem para se aventurar em provas que não são as suas com o propósito de melhorar ainda mais nestas. E mais uma vez mostrou que é mesmo um fenómeno. Os sul africanos do crawl de velocidade continuaram em alta, viu-se uma série de japoneses nas finais de praticamente todos os estilos, um grego foi campeão mundial, um tunisino foi ao pódio e houve finais para, pelo menos, um argelino, um croata, um polaco, um esloveno, um norueguês, um cazaque, um chinês, um romeno e um lituano, só para falar dos países mais improváveis de, teoricamente, se ver nestas andanças. Depois do Alexandre Yokochi, quanto tempo mais teremos de esperar para estarmos numa final?
A estrela destes mundiais foi, no entanto, o australiano Grant Hackett. Continuando a tradição dos cangurus nas provas de seca, venceu pela 4.ª vez seguida os 1500 em mundiais e tornou-se o primeiro nadador a ganhar 7 títulos mundiais individuais. Apesar de não gostar assim tanto do rapaz, o feito obriga-me a postar a foto do novo herói das piscinas.