Futebol é Para Meninas

O Blogue de Todos os Desportos

segunda-feira, agosto 01, 2005

SCP 2005-2006

Depois da época passada, a fasquia está, necessariamente, elevada. Em termos de emoção estamos conversados. Dificilmente será melhor. Exagero? Vejamos, então: no ano passado o Sporting foi eliminado da Taça de Portugal apenas nos penâltis (naquele que foi considerado o jogo da temporada), ficou arredado do título nacional com um “golo” a menos de 10 minutos do fim da penúltima jornada, e perdeu na final da Taça Uefa depois de se ter apurado no último minuto do prolongamento.
Após estes dois meses e tal fica já mais fácil falar sobre o assunto.
O que se espera então da época que irá ter, por parte do Sporting, a sua apresentação aos sócios e adeptos nesta 4.ª feira? Em ano de centenário, não custa continuar a sonhar em ser campeão em Portugal e fazer um brilharete na Europa.
Relativamente às mexidas no plantel, e deixando o decorrer da época para análises mais rigorosas, o Futebol É Para Meninas vê mais ou menos assim as coisas:
- Os jogadores que sairam:
Pedro Barbosa e Rui Jorge terminaram os seus contratos e, tendo em conta a idade e produção da época que passou, não havia como renová-los;
Marius Niculae prometeu e cumpriu até se lesionar. Valeria a pena continuar a pagar para ver?;
Hugo Viana assinou o contrato da sua vida com o Newcastle e depois disso, ou baixa o salário ou convence o clube a continuar a deitar para o lixo o dinheiro que investiu nele. Deixará saudades ao Sporting?
Mota quem?
Mário Sérgio e Hugo já foram tarde.
Enakarhire é o único destes (tirando o Pedro Barbosa e o Rui Jorge de outros tempos) que, pelo que apresentou na época passada, deixará saudades.
- Os jogadores que subiram ou voltaram:
Semedo, Silvestre Varela, Miguel Veloso, Nani, André Marques têm como motivação suplementar poderem vir a ser considerados os próximos João Moutinho (até este Blogue não conseguiu fugir tentação de fazer a irritante comparação...);
Silva, será para ficar?
- Os jogadores que entraram:
Deivid gera imensa expectativa pelo que dizem que pode fazer;
Edson não tem desiludido, pelo contrário. Quando for a doer se verá se cumpre não só nos chutões mas também a defender;
Luís Loureiro parece ter sido um bom negócio. Chegou sem se atrapalhar e foi logo dizendo que é do Sporting desde pequenino. Se jogar bem, acreditamos. Aparte isso, vem para um lugar para onde só havia Custódio;
Tonel jogou uns tempos na Académica, por isso deve ser um rapaz bem formado;
Manoel e Labarthe parece que são para emprestar. Se assim for e se se portarem bem, para o ano falo deles.
- Os que o Futebol É Para Meninas não se importava que fossem embora:
Ricardo, Rodrigo Tello e Anderson Polga.
O primeiro porque se julga infinitamente melhor do que na realidade é, e a realidade mostra-nos que não é assim grande coisa (Ó Labreca, mostra-nos que isto é uma granda mentira!!!). O segundo porque veio a preço de ouro e os 2 ou 3 golões que marcou (e foi só!) não valem as milhentas épocas que já leva de Sporting. O terceiro porque na última época causou tantos calafrios como o Hugo – isso pega-se, ou quê?
- Os jogadores que não deveriam sair, der lá por onde der:
Douala e Liedson.
- Os jogadores que vão fazer uma época em cheio:
Rochemback, João Moutinho, Edson, Carlos Martins, Douala, Silvestre Varela.

4.ª feira, após o Sporting X Sampdória, logo se começará a ver se o conjunto de letrinhas acima colocadas são só absurdos ou se aproximam pelo menos um pouco da realidade.