Futebol é Para Meninas

O Blogue de Todos os Desportos

sábado, maio 13, 2006

GRUPO G

FRANÇA
SUIÇA
COREIA
TOGO

O grupo oficial da francofonia, onde a Coreia apenas consta para estragar o dito.
Supostamente, a França ganhará até de olhos fechados. Supostamente, porque no passado mundial – onde defendia o título – também tinha um grupo para passear e foi isso mesmo que fez – passeou e foi sumariamente corrida sem marcar sequer um golo com um ataque que tinha – e mantém – Zidane, Henry e Trezeguet.
Prognóstico: Passam os franceses e ficam a ver os vizinhos suiços a disputarem o outro lugar de qualificação com os coreanos.

FRANÇA
Será a 12.ª participação em mundiais para os franceses que têm no seu palmarés 1 título conquistado em casa em 1998.
Michel Platini, histórico francês que teve a oportunidade de colocar milhões de portugueses a chorar pelo golo que nos marcou e nos afastou da final do Euro de 1984, é o maior jogador de sempre de França. Nos anos 80 lembro de ter borrachas e outros adereços escolares com dois desportistas de top da época: Bjon Borg e Michael Platini. Foi, por isso, o meu primeiro ídolo no futebol. Isso até o ver despachar Zico, sem qualquer piedade, no México 86.
Depois veio David Ginola, um primeiros futebolistas a aproveitar-se da sua óptima estampa para fazer mais sucesso nos outdoors do que nos relvados.
Agora apoio, também com fervor, Thiery Henry e David Trezeguet.
Da equipa francesa de futebol agrada-me o seu multiculturalismo. Quem não se lembra de Trezeguet a comemorar o título de campeão mundial, em 2002, com as cores da bandeira da Argentina misturadas com as de França? Quem não se lembra do magrebe sempre que ouve falar de Zidane? E do Zaire quando se fala de Makelele? E do Senegal quando ouvimos Patrick Vieira? E das praias de Guadalupe quando nos falam de Thuram? E de França quando toca a Giuly? Thiery Henry, o mais cobiçado de todos da actualidade, esse, nasceu em Paris.

SUIÇA
Os insonsos suiços vão estar pela 8.ª vez em mundiais, tendo chegado aos quartos de final em 1934, 1938 e 1954.
Não gosto mesmo nada deles e não sei porque é assim.
A estrela parece que é Alexander Frei, aquele que cuspiu em Gerrard no Euro 2004. E mais não sei, nem quero saber.

COREIA
Os coreanos vão para a sua 7.º participação em mundias. Em casa, em 2002, tiveram a sua melhor colocação: um 4.º lugar.
Na (curta) história portuguesa em mundiais tivemos célebres encontros com a Coreia. Um épico, em 1966, no mundial do Eusébio, e um indigno, em 2002, no mundial do João Pinto e dos alhos.
Mesmo com uma excelente participação no último mundial, em que muitos, ressabiados e não só, acusaram de ter ficado a dever-se às arbitragens bem caseirinhas, continuará a ser uma surpresa a passagem da Coreia à próxima fase. Injusto? O futebol do Oriente continuar muito longe dos nossos olhares e, principalmente, dos nossos corações. Um Park do Manchester United não chega para alterar a situação.

TOGO
Mais uma estreia em mundiais.
A par de Angola, é considerada a selecção mais fraca no torneio. Mas o facto é que se qualificou na sempre complicada zona africana.
Se conseguir pontuar, será quase como que uma vitória.
As estrelas da companhia são Emmanuel Adebayor e Lomé.