Futebol é Para Meninas

O Blogue de Todos os Desportos

sábado, maio 13, 2006

GRUPO H

ESPANHA
UCRÂNIA
TUNISIA
ARÁBIA SAUDITA

Grupo equilibrado em que a Árabia Saudita deverá ser a selecção com o lugar mais certo: o último do grupo e a principal candidata às goleadas. Os espanhóis, novamente com a esperança de que seja finalmente esta a vez de lhes tocar qualquer coisita, terão de lutar muito contra a mala suerte.
Prognóstico: Passa a Ucrânia e a Tunísia. Porque com o último grupo resolvi arriscar na surpresa.

ESPANHA
Incrivelmente, ou talvez não, em 12 participações o melhor que Espanha alcançou foi um 4.º lugar no longínquo ano de 1950.
O certo é que a célebre fúria espanhola nunca conseguiu atacar em mundiais (em europeus ganharam o título em 1964 e foram finalistas em 1984). Ainda assim, consegue ser cabeça de série para estes mundiais, vá-se lá saber porquê.
Que Espanha tem do melhor que há em clubes, já todos sabemos. Mas tem também alguns jogadores de top. A estrela continua a ser Raul. Mas, tão grandes como ele são Iker Casillas, Fernando “El Nino” Torres e Joaquin.

UCRÂNIA
Estreia um mundiais.
Dizem as más línguas que a qualificação se deve apenas a uma pessoa: Andrei Shevchenko. Será assim?
O certo é que não consigo recordar-me de mais nenhum jogador ucraniano. Será a barreira da língua?
Sheva, Sheva, Sheva, um dos maiores futebolistas da actualidade que chegou a ser confundido cá na nossa terra com o “irmão do bombeiro”, quando um senhor que por cá vivia (vive?) foi a todas as televisões dizer que era seu irmão. Não, afinal parece que não. Apesar de meia Ucrânia ter mudado para Portugal, nenhum irmão do legítimo Shevchenko o fez.

TUNÍSIA
A 4.ª participação da Tunísia. Nunca passou da 1.ª fase.
Mas, dos campeões africanos de 2004, esperar-se-á mais.
Da Tunisia apenas me lembro de Claudia Cardinale, que todos pensam ser italiana mas que não tem muito a ver com bola, e de Francileudo Silva dos Santos, que todos sabem ser brasileiro mas que joga à bola pela selecção do norte de África e é a sua estrela.

ARÁBIA SAUDITA
A 4.ª participação em mundiais. Chegou aos 8.ºs de final em 1994.
No entanto, a maior lembrança que tenho dos sauditas em mundiais é os 8x0 que levaram dos alemães no último torneio. Sem ressentimentos, tentarão fazer melhor figura desta vez e, pelo menos, marcar um golo.
Pior ainda do que dizer os nomes dos ucranianos e ds tunisinos, é tentar dizer nomes dos sauditas. Por isso nem sequer ousarei.