Futebol é Para Meninas

O Blogue de Todos os Desportos

sábado, março 31, 2007

Lindo


Um dos imbatíveis das piscinas, a par de Michael Phelps, deixou de o ser hoje de manhã.
Aaron Peirsol, o costista que desde 2001 ganhava tudo, não teve um dia mau.
Não.
O que aconteceu foi que o também americano Ryan Lochte, conhecido por ser o eterno segundo (de Phelps nas provas de estilos e de Peirsol nas provas de costas), não só conquistou o título mundial dos 200 costas como ainda bateu o recorde de Aaron.
Mais: as piscinas ficaram ainda mais bonitas. E com isso há lugar para 2.ª foto de Ryan, prontinha para novas postagens mesmo que não venham aí mais títulos.

quinta-feira, março 29, 2007

Nanopops


Eis um joguinho para testarmos os nossos conhecimentos acerca das caras dos astros do futebol.
Acertei apenas 25 em 48. Ou seja, escapei à tangente.
http://globoesporte.globo.com/ESP/0,,FL13412-4271,00.html

quarta-feira, março 28, 2007

Ataque aos 200


Pieter van den Hoogenband achava que o recorde dos 200 livres do seu rival Ian Thorpe, agora que a super estrela se havia retirado, ia durar 10 ou, quem saberia, talvez 20 anos.
Pois!
Parece que se esqueceu que Michael Phelps nada tudo. Toma lá novo rival para o holandês voador! Toma lá novo recorde para o mundo.
Só uma perguntinha: para quando Phelps a nadar bruços?


Nas meninas, também o recorde mundial dos 200 livres caiu. E com isso o nome de Franziska van Almsick ficou apagado da lista.
Obra de quem? É um bocadinho mais difícil de explicar, mas não impossível. Cá vai: a italiana Federica Pellegrini tinha batido o recorde nas eliminatórias. Na final a francesa Laure Manaudou melhorou-o quase 1 segundo e levou o ouro. A alemã Annika Lurz também bateria o recorde mas teve de se contentar com a prata. Já a italiana ficou com o bronze a ver o recorde de curta duração a arder.

segunda-feira, março 19, 2007

Carrossel da Tranquilidade


Os putos do Sporting já são outra vez os maiores.
À nunca questionada qualidade técnica voltou a juntar-se a disciplina, raça, vontade.
Os jornais foram unânimes em considerar a vitória do Sporting inquestionável, com a equipa exemplarmente disposta no terreno e, com isso, superior ao Porto em todos os aspectos na noite de sábado.
Paulo Bento, o técnico, sem poder contar com os titulares Liedson e Tonel, voltou a armar a melhor equipa. Segundo o jornal A Bola, o treinador com mais tranquilidade do futebol mundial pode agora orgulhar-se de ser o 3.º treinador na história do clube a conseguir vencer na casa do Benfica e do Porto (igualando Joseph Szabo e Cândido Oliveira).
E Rodrigo Tello?
Bom, o chileno, o jogador mais caro de sempre do Sporting, em fim de contrato ao fim de 7 épocas no clube, sempre criticado neste blogue (o que vale é que só tem 2 anitos), resolveu ter neste fim de semana o momento mais decisivo da sua carreira. Com isso obteve um feito notável: conseguiu provocar uma explosão de alegria em cerca de 8 milhões de portugueses.
Ok! Concedo! Tello merece, desta vez, os aplausos!

22.ª Jornada - FC Porto 0x1 Sporting


Não é com grande alegria que refiro que parece que foi a 3.ª vitória que, nos anos que já levo de vida, o Sporting alcançou no Porto, com o fêcê local.
E tem ainda menos piada que essa vitória tenha sido alcançada num ano em que parece já praticamente impossível a chegada do Sporting ao 1.º lugar (a 6 pontos do Porto e a 2 ponto do Benfica que hoje à noite na pior das hipóteses pode ir parar a 5 "singelos" pontos). Neste aspecto, o que me consola é que até à última acredito sempre nas missões impossíveis.
Outro factor que não me alegrou nesta vitória foi aquilo que mais me fazia acreditar que essa seria possível - não iria poder assistir ao jogo pela tv. Tive, todavia, a sorte de num dos poucos momentos em que coloquei a vista no écran ter coincidido com o golão de Rodrigo Tello.
... Pensando bem, missão impossível junto com sorte é bem capaz de dar derrota do Benfica hoje à noite na Porcalhota. Força Estrela!

quarta-feira, março 14, 2007

A Melhor Capa


Ah, sim?
E será que entre os sussuros trocados ia a táctica para o ciganito só mandar bolas ao poste e o Paulo ganhar finalmente no Dragão?

segunda-feira, março 12, 2007

41


Roger Federer foi parado ao 42.º match.
Ganhou "apenas" 41 consecutivamente e, assim, não conseguiu alcançar uma das marcas que lhe faltará - ser o jogador com mais vitórias seguidas.
E de quem é esse recorde? De Guillermo Villas, o argentino que ganhou 46 vezes de enfiada.
E quem parou o suiço esta semana? Guillermo Cañas, o argentino que fez questão que o seu país mantivesse esta marca na história do ténis.

21.ª Jornada - Sporting 3x1 E.Amadora


Cheguei 10m. atrasada.
Não vi o pontapé de saída dado pela D. Lurdes (sócia n.º 6 do clube, lugar que ambiciono um dia alcançar).
E já não fui a tempo de arranjar um cachecol rosa e verde, bem à menina.
Mas fui ainda bem a tempo de ver as duas bolas ao poste atiradas de rajada por Romagnoli.
E de ver o golo de João Moutinho no seu 100º jogo pelo Sporting (aos 20 anos!).
Quando foi substituído levou uma monumental chuva de aplausos, a mostrar que os sócios e adeptos, quando lhes dão razão para tal, sabem mais do que assobiar. O pequenino Moutinho saiu sob as vozes do cântico que fizeram para ele, mas talvez seja melhor as claques inventarem um cântico só para a Naide Gomes, que é já uma presença costumeira nas homenagens das medalhas ganhas internacionalmente.

E vi ainda os 2 golos de Djaló. Será que foi suficiente para convencer o mister de que é ele o melhor parceiro de Liedson para o ataque?

sexta-feira, março 09, 2007

Desculpa


"Quero desculpar-me pelo que ocorreu porque não me parece bem aquilo que fiz. É uma falta de respeito para todo o mundo do futebol, por isso quero pedir desculpas ao jogador do Inter. Não sou um exemplo a seguir, sobretudo sendo um futebolista da cantera. Creio que os jovens jogadores têm que jogar limpo, por isso é um dia muito triste para mim e oxalá o pudesse apagar."
David Navarro, jogador do Valência

Ainda que as imagens não deixem margens para dúvidas relativamente à culpabilidade do jogador do Valência, não deixa de ser raro tanta frontalidade e coragem a assumir uma enorme estupidez.

A Lista

O site www.sportugal.pt teve a cortesia de nos dar a conhecer a lista de vencimentos de Janeiro do plantel do Sporting.
Liedson, sempre ele, tal como já se sabia, está em alta.

Eis a lista dos euritos:

Liedson - 110 mil euros
Ricardo - 75 mil euros
Carlos Bueno - 73 mil euros
Marco Caneira - 68 mil euros
Leandro Romagnoli - 66 mil euros
Anderson Polga - 54 mil euros
Carlos Paredes - 54 mil euros
Alecsandro - 52 mil euros
Pontus Farnerud - 44 mil euros
João Moutinho - 32 mil euros
Mauricio Pinilla - 30 mil euros
Carlos Martins - 30 mil euros
Abel - 30 mil euros
Custódio - 26 mil euros
Rodrigo Tello - 25 mil euros
João Alves - 25 mil euros
Luís Loureiro - 25 mil euros
Tonel - 24 mil euros
Tiago - 22 mil euros
Ronny - 21 mil euros
Miguel Veloso - 20 mil euros
Yanick Djaló - 20 mil euros
Miguel Garcia - 17 mil euros
Varela - 13 mil euros
Nani - 12 mil euros
Pereirinha - 10 mil euros
André Marques - 10 mil euros
Nuno Santos - 9 mil euros
Wender - 6 mil euros
Rui Patrício - 2 mil euros

Breves comentários:
Só mesmo aqui é que Bueno, Caneira, Alecsandro e Farnerud poderão estar num top 10 (e Romagnoli e Paredes).
Porque é que Ronny, que veio para cá júnior, ganha mais do que Miguel Veloso, Djaló, Miguel Garcia e Nani?
Mesmo emprestados a outros clubes, Pinilla, Luís Loureiro, Varela, André Marques e Nuno Santos continuam a receber (muito) boas quantias do Sporting.
E João Alves? Será que o $ que o Sporting gastou com metade do seu passe e o "modesto" vencimento que lhe paga todos os meses não são razões mais do que suficientes para testar o trasmontano mais do que 7 minutos em 20 jogos para o campeonato?
E Wender? O que é que aparece aqui a fazer? Não foi o rapaz em definitivo para o Braga?

segunda-feira, março 05, 2007

A Jornada


Naide bisa nos campeonatos da Europa.
Liedson bisa na auto-exclusão de jogos clássicos.
Sporting "trisa" em empates (aí vão 5 nos 6 jogos de 2007).

sexta-feira, março 02, 2007


Bento, o Guarda-Redes da minha infância.

quinta-feira, março 01, 2007

10 Minutos de Lição Estudada

Lá nos safámos desta!
Foi o que mais se ouviu em Alvalade no fim do jogo de ontem dos 4.ºs de final da Taça.
Aquela que devia ter sido a final – para quando um Sporting x Académica numa tarde de sol no Jamor em meados de Maio ou Junho? – jogou-se a meio da semana para cerca de 13000 adeptos.
A esta desolação nas bancadas seguir-se-ia a desolação continuada no relvado?
Tal não aconteceu nos primeiros 10 minutos, com Liedson a lembrar-se de marcar 2 golos de rajada e com Bueno, enfim, o costume, a falhar sem sabermos como.
Jogo arrumado, com poucas pessoas na bancada a pressionar, era o momento ideal para jogar descontraído, certo? Não. A uma primeira parte interessante seguiu-se uma segunda parte novamente imperdoável, sem cultura de exigência, de bem jogar, de ataque constante em casa, de entreter os poucos que fazem questão de ir sempre ao estádio. Ainda para mais a jogar contra 10, por expulsão de um academista!
O melhor da noite, para além da bela claque da Académica e dos 2 golos de Liedson? A volta de Abel. Como pode o melhor lateral do plantel, um dos poucos da defesa que empurra a equipa para a frente, ser sistematicamente preterido?
À atenção do mister. Esta e a posição de Djaló – porquê não joga ele ao lado de Liedson, no lugar do sempre menos uma vez inoperante Carlos “Póquer” Bueno “Louco”, ao invés de jogar na posição de 10 onde existem no plantel outros melhores? Ainda assim, saíram destes 2 – Abel e Djaló as assistências para os 2 golos de Liedson.
As coisas ainda se vão compor!