Futebol é Para Meninas

O Blogue de Todos os Desportos

sexta-feira, junho 29, 2007

Kelly na Política


Kelly Slater apareceu no Chile com um prancha com umas imagens feitas por um amigo artista lembrando que a prisão de Abu Ghraib existe.
O mais carismático surfista mostrou estar atento à política no mundo e, em especial, no seu país.
Para quem queira saber a justificação do próprio acerca de tais imagens é só consultar http://www.surfline.com/community/whoknows/whoknows_bamp.cfm?id=9875

terça-feira, junho 12, 2007

A Volta de Guga

No sábado tinha lido no O Globo on-line que havia uma surpresa preparada para o dia da grande final de Roland Garros deste ano, a disputar entre os 2 incontestados maiores tenistas da actualidade - Roger Federer e Rafael Nadal. E a surpresa estaria na figura daquele que iria entregar o prémio - Gustavo Kuerten, triplo vencedor do troféu a entregar.
Tudo certo e belo até aqui.
No entanto, achei despropositado quando li, no mesmo texto, uma singela pergunta / comentário acerca de Guga ter prestado uma homenagem a Bjorn Borg quando este campeoníssimo e lenda da modalidade lhe entregou o troféu numa das 3 ocasiões, e o jornalista "forçar", em consequência, que Nadal ou Federer lhe prestassem - a Guga - a mesma homenagem. O exagero passa pelo simples facto de Borg, carismático, ter permanecido 4 anos como n.º 1 do ténis, ter ganho 6 Roland Garros e 5 Wimbledon. Guga, carismático, esteve 1 ano como n.º 1 e ganhou "apenas" 3 Roland Garros. Ademais, Guga é teimosamente contemporâneo de Federer e de Nadal, por se recusar deixar-se vencer pelas lesões.
Pois é! Não deixando de considerar aquele texto forçado e um pouco pretencioso na defesa do seu conterrâneo campeão, esqueci-me, porém, que dizer que Guga é carismático é pouco. Especialmente em se tratando de França.
Há 2 anos tive a felicidade de ver ao vivo toda a loucura e carinho que os parisienses lhe dedicam, e isto numa altura em que o brasuca já era relegado para o 3.º / 4.º court. Insuficiente, ainda assim, para arredar uma imensa massa humana que queria ver um pouco mais daquele que colocou tanta alegria nos courts de Roland Garros e desenhou corações na terra batida num gesto de amor eterno.
E o certo é que, com Nadal e Federer ao seu lado - sem que tivessem, efectivamente, aludido às conquistas anteriores de Guga -, era a ele que a assistência queria ouvir. E foi a ele que o presidente da federação francesa de ténis lhe passou o microfone para um pequeno discurso e correspondentes aplausos entusiásticos do povão.
Se esta situação não é inédita anda lá perto.
O resto é história.
Rafael Nadal venceu o seu 3.º título consecutivo em Roland Garros e Roger Federer vai ter de esperar mais 1 ano para alcançar o único troféu que lhe falta.

O Novato


Lewis Hamilton:
1.º ano na F1 - a vitória ao 6.º GP, pódios em todos os GP´s disputados e comando do campeonato.
E está? Fernando Alonso é que era o fenómeno? E quem se lembra de Michael Schumacher?

À Vanessa


A Menina ficou com o 1.º lugar sénior no seu 1.º triatlo super-sprint.


Tudo isso graças ao chip da sua mana que resolveu contrariar a realidade dos factos (e da foto) e afirmar a sua não participação no Triatlo do Ambiente de Oeiras (e também, diga-se em abono da verdade, graças à escassez de adversárias).

sábado, junho 09, 2007

Mão II


Messi continua a tentar igualar Maradona.
Depois do carinho dos argentinos e do golo do século, hoje veio a mão de Deus.

terça-feira, junho 05, 2007

1500 Vozes SPORTINGUÊ

Confesso que me emociono com facilidade.
Hoje, por exemplo, bastou-me ver uma reportagem da SicNotícias com 1500 criancinhas equipadas à Sporting a pisar o relvado de Alvalade. Foi lágrima ao canto do olho num ápice.
Que o Sporting tem a melhor academia já se sabia. Formou e forma grandes jogadores para exportação: Luís Figo, Simão Sabrosa, Hugo Viana, Ricardo Quaresma, Cristiano Ronaldo e, agora, Nani. E ainda lá ficam João Moutinho e Miguel Veloso, sem falar dos que se espera venham a surpreender na época que aí vem.
Mas, mais do que a academia, o interesse da peça foi ver que são efectuadas algumas parcerias com diversas escolas que permitem detectar cada vez mais cedo os talentos em qualquer zona do nosso território. E, depois, num encontro anual (ou coisa do género) trazem os pequenotes para vir conhecer o ambiente do estádio e experimentar vestir as risquinhas verde e brancas. Muitos desses pequenotes, há que dizê-lo com frontalidade, antes de pisarem o nosso relvado até sonhavam com os clubes rivais. Até por isso, esta operação de charme parece ser uma boa estratégia e ver miúdos de 6 / 7 anos a gritar a plenos pulmões SPORTINGUÊ é do melhor que se pode assistir.
No entanto, o outro ponto alto da dita reportagem foi ver quem é o responsável por esta acção. Nem mais nem menos do que Diogo, um jogador da casa, que também passou por promessa, ainda que longe de ter chegado a confirmação (emprestado ao Alverca, lesionado por uns tempos), mas que sempre demonstrou todo o seu sportinguismo e toda a sua inteligência e cultura para além do futebol.
Ou seja, o falhanço de uma completa formação de Simão (como muito bem assumiu Manolo Vidal, formámos excelentemente o jogador mas falhámos rotundamente a formação do homem) não é regra no clube e, a ver pelo caso de Diogo, para além de se formar jogadores parece não ser esquecida a formação dos homens.

Nani Ronaldo

Que fim de época para Nani!
De uma penada só ganhou o seu único título com o Sporting e livrou-se de nos tempos mais próximos voltar a ser assobiado em Alvalade.
Vai para Manchester por 25,5 milhões, diz a comunicação social. Quantos, exactamente, entrarão nos cofres do Sporting é que não consegui ainda entender.
A reacção dos adeptos foi como que um bem português encolher de ombros. Sim, ok, foi bem vendido, nunca teve um rendimento assim tão constante e alto, vamos a ver se estará à altura de jogar com Cristiano Ronaldo.
Bem, depois de ver o jogo que fez há poucos dias na Bélgica pela nossa selecção - e marcar um golão - "de jogar com" o Cris não sabemos, mas "de fazer de" Cris é capaz de nos voltar a surpreender.

Piruetas para chegar a Liedson? Não! Para chegar a Cristiano Ronaldo.

sábado, junho 02, 2007

Beck in England


Escorraçado da Inglaterra pós Mundial 2006, chutado para canto no Real de Madrid, David Beckham, a caminho de Hollywood, viu, primeiro, o treinador do Madrid dar o dito por não dito e, hoje, o do seu país.

Cereja no topo do bolo? A estreia oficial do novo Wembley.

Quem é que é o tosco que apenas se limita a fazer passes tele-guiados, quem é?

sexta-feira, junho 01, 2007

+ 1 no Desemprego

"Neste momento sou um jogador desempregado"
Luis Figo, hoje, dia 1 de Junho de 2007