Futebol é Para Meninas

O Blogue de Todos os Desportos

sexta-feira, fevereiro 23, 2007

Presunção II

E Paulo Bento?
Depois de gastar mais um tempinho a mandar bocas ao seu antecessor com o tema "quem entende mais de futebol e põe a equipa a jogar melhor" sairam-lhe (=sairam-nos) mais 2 tirinhos de pólvora seca:
- um dos piores jogos da época (inacreditável como ainda é possível baterem-se marcas destas);
- utilização de Farnerud como primeiro substituto para ganhar o jogo, um nórdico reconhecidamente de garra, técnica, líder, capacidade de decisão, enfim, características que certamente escapam ao comum dos treinadores mas não ao "nosso"!

19.ª Jornada - Sporting 0x0 Desp. Aves

Numa palavra? Pretensiosos.
Quem? Nós!
Jogadores, equipa técnica, dirigentes e, principalmente, adeptos!
Não seria necessário esperar pelo 19.º jogo da liga, o 9.º em Alvalade, o 10.º ponto perdido em casa, para chegarmos à conclusão de que esta equipa não merece o 1.º lugar, nem sequer o 2.º.
Longe disso.
Desde a 1.ª jornada que a equipa faz questão de mostrar que não está ali para jogar à bola, para dar espectáculo, para ganhar jogos. Aliás, todas as vitórias até aqui em Alvalade conseguiu-as bem apertadinha. Nem adianta vir com resultados para a posteridade como os 3x0 ao Braga ou os 5x1 ao Nacional - quem lá esteve sabe bem que a história foi outra.
Pior do que bater com o rosto de frente nesta dura realidade só mesmo ouvir as palavras do "nosso" presidente no final do jogo rebatendo no tema da equipa jovem que precisa de tranquilidade (outro!) e não de assobios aos 10 minutos? Não sentiu também este senhor vontade de assobiar nos longos 45m que demos de avanço? Ah, que homem contido!

quinta-feira, fevereiro 15, 2007

Ben Ben


Depois de ter ceifado Pedro Mendes há uns meses, parece que Ben Thatcher reviu os seus modos e resolveu presentear Rio Ferdinand de outra forma.
Será que os ares de São Valentim tiveram alguma coisa com o assunto?

sexta-feira, fevereiro 09, 2007

O Tesouro dos Extremos

Luís Freitas Lobo escreve na edição de hoje do jornal Público sobre o "tesouro da selecção portuguesa" em possuir 3 extremos do calibre de Ricardo Quaresma, Cristiano Ronaldo e Simão Sabrosa. Passo a citar parte da prosa:
«Com este trio de talentos que acendem as luzes da equipa com acelerações e travagens, controlo e finta, esquerda ou direita, recordamos uma velha espécie futebolística em vias de extinção: os extremos. Basta um homem encostado à linha e o campo alarga-se. Aqui está um princípio do bom futebol que é hoje tesouro da selecção portuguesa.»
Há quem não goste deste futebol alargado por todo o terreno, de correrias loucas, centros bem medidos, descobrindo espaços onde eles pareciam não existir.
O Luís gosta. Eu também.
E gostei do texto do Luís, que me fez recordar que este futebol ainda existe e que é bonito.
Só não gostei de recordar que há muito o meu clube não joga assim. E gostei ainda menos de recordar que estes 3 tesouros foram criados na escola do meu clube.

quarta-feira, fevereiro 07, 2007


Ronaldos? Quais Ronaldos?
A estrela da noite foi a camisa de Dunga. E, já agora, os seus suspensórios.

Ganhámos ao Brasiuuu.
Iupiii!
Mas tinha de ser ele a marcar um dos golos?
Irra! Nem tudo pode ser perfeito!

terça-feira, fevereiro 06, 2007

Sambinha da Madeira

Os brasileiros, petulantes e pretensiosos como sempre, perguntaram ontem a Cristiano Ronaldo se ele não se sentia brasileiro pelo estilo do seu jogo.
Acham que o rapaz ia aceitar o desaforo? Não. E aproveitou para informar que, para além de português, é da Madeira.
Ah! Está bem! Sempre fica um pouco mais próximo do Brasil, terão pensado os jornalistas canarinhos.

segunda-feira, fevereiro 05, 2007

17.ª Jornada - Sporting 5x1 Nacional

Na semana em que Peseiro veio afirmar (com razão) que foi desprezado em Alvalade, a equipa dos miúdos fez questão de reviver algum do ambiente que se vivia no tempo do Zé de Coruche. A loucura da incerteza entre o marcar muitos golos e o sofrer outros tantos, entre realizar um grande jogo e um jogo medíocre, a maior parte das vezes tudo num só jogo.
A noite começou com a titularidade de 6 jogadores formados em Alvalade (Caneira, Miguel Veloso, João Moutinho, Carlos Martins, Nani e Yannick Djaló) - 1 meio campo inteiramente das nossas escolas.
A acrescer a esta notícia que, acredito, qualquer sportinguista tem orgulho, 2 outras excelentes novas: o Benfica havia empatado e o Porto perdido. Que melhor forma de iniciar um jogo do que ouvindo as buzinadelas de comemoração dos carros que passavam ao redor de Alvalade?
Prometeu muito a entrada dos nossos rapazes.
Mas, de repente, o que parecia um fim-de-semana futebolístico perfeito esfumou-se.
Já o Sporting podia (e devia) estar a ganhar quando todos os nossos fizeram questão de se desviar para deixar o Nacional tocar por uns segundos consecutivos na bola (coisa que ainda não tinha conseguido fazer até ao minuto 26). Golo, claro.
Com Carlos Martins em clara baixa de forma, física e psicológica (o que seria de esperar depois do treinador ter exposto o seu jogador aos palpites de todos os paineleiros deste país?), idem para Nani e João Moutinho, com Djaló sem arte para finalizar e com Liedson a desperdiçar mais um penálti, a 15 minutos do fim o Sporting perdia e a equipa era assobiada.
Ainda para mais tinha entrado o tosco do Bueno.
Quem?
Aquele a quem chamam "El Loco".
Aquele que marcou 4 golos de rajada e colocou o Sporting a 3 pontos do Porto.
Ah! Foram 4 golos! Melhor do que Pinilla que marcou 3 ao Braga aqui há uns anos.
Agora vai.
Ninguém segura os miúdos. Ninguém segura o Paulo Bento.
Tal como o filme, o futebol é um lugar estranho!

domingo, fevereiro 04, 2007


A surpresa do ovinho foram 4 (quatro!!!!) do Bueno

sexta-feira, fevereiro 02, 2007

Conversa Merengue

Depois de ter corrido com o último galático do Real Madrid (Ronaldo), Fábio Capello parece não ter descansado ainda.
Eis a conversa de ontem entre o treinador e Guti, depois de este pretender sair do treino após uma entrada dura de um colega:
«
- Onde vais? Volta aqui agora mesmo! O treino ainda não acabou!
- Mas, não ves que estou lesionado? Vou para o balneário.
- Guti, lembro-te que aqui mando eu. Ou voltas ao treino ou vais à merda.
- Então vai tu à merda.»
Não obstante a determinada resposta, Guti voltou ao treino não sem mostrar as suas dores e amuos.

Parece que a única coisinha boa nos últimos dias para o Real Madrid é mesmo a declaração de Javier Saviola ao dizer que um convite do Real dificilmente se recusa, mesmo se o coelhito é um dos actuais destaques e marcadores de serviço do rival Barcelona.