Futebol é Para Meninas

O Blogue de Todos os Desportos

quinta-feira, abril 27, 2006

É Amanhã

Amanhã, dia 28 de Abril, é o grande dia.
Filipe Soares Franco, Sérgio Abrantes Mendes, Guilherme Lemos?
Não! A minha mãe faz 60 anos. O meu voto vai para essa Sportinguista.

quarta-feira, abril 26, 2006

Roman na "Prensa" Espanhola

ABC:
"Riquelme amasó el balón entre sus manos. Lo limpió. Lo secó. Y lo remató con fuerza con su pierna derecha, pero Lehmann le adivinó la intención y le desvió el lanzamiento. Una pena, una desgracia, pero fue bonito, muy bonito y apasionante mientras duró".

AS:
"No era la cara de un asesino, sino la de un reo. Estaba escrito que tenía que ser él (por Riquelme), el guía que nos trajo hasta aquí, quien sufriera la máxima pena posible"

Sport:
"Al Villarreal le entró el vértigo en el último escalón de la gloria y Riquelme fue el mejor ejemplo del estado de ánimo de un equipo que demostró estar sobrepasado por la situación"

Roman à Leão

Durante o jogo de hoje entre o Villarreal e o Arsenal, para as meias-finais da Liga dos Campeões, dizia que o Juan Roman Riquelme viria para o Sporting para o ano.
Apenas sonho, obviamente, impossível de concretizar (ainda que Roman não estivesse a fazer um grande jogo).
Com 0x0 a dois minutos do fim e, por isso, com o Villarreal a necessitar obrigatoriamente de 1 golo para igualar a eliminatória, surge um penálti para os do submarino amarelo. Riquelme é o marcador oficial e não costuma falhar. Desta vez, ao encarar a bola e o guarda-redes, parecia que dava tudo para fugir dali, para não ter a oportunidade de dar à sua equipa a possibilidade de continuar a sonhar por mais 30 minutos com a final. Mesmo assim foi ele a rematar, mas Lehmann defendeu. O argentino fica sem qualquer reacção. Ou melhor, a cabeça cai-lhe do corpo, desilusão absoluta, camisola a cobrir a cara de vergonha.
Confirma-se: este rapaz é moldado para o Sporting. Brilhou num clube ranhoso como o Boca Juniores, falhou rotundamente num colosso como o Barcelona, destaca-se entre o bom e o, agora, triste no Villarreal.
O Sporting espera por ti, Roman. Aqui já estamos habituados a perdoar quem falha nos momentos decisivos.
Riquelme não chorou. Chorei eu por ele.

terça-feira, abril 25, 2006

Joga Mais

Hoje todos falam do árbitro que comandou o jogo do Sporting frente à Naval. Já ontem no final do jogo também lhe bateram forte.
Parecem não existir dúvidas de que ficaram dois penáltis por assinalar. Quanto à expulsão de Sá Pinto, só ele e o fiscal saberão o que de tão grave disse para que do rigor do vermelho resultasse o mais do que provável fim da sua carreira futebolística.
Apesar disso, penso que a arbitragem esteve ao nível do futebol praticado pelo Sporting: fraquinho, fraquinho. Se tivessemos jogado apenas normal teriamos ganho o jogo e não precisariamos de falar no árbitro.
Nem sempre é assim. Mas, ontem, a culpa do empate sem golos foi apenas dos nossos jogadores e equipa técnica.

segunda-feira, abril 24, 2006

32.ª Jornada - Sporting 0X0 Naval

Terceiro jogo consecutivo sem marcar golos.
Mais uma vez, os 11 que entraram de início decidiram dar 45 minutos de avanço.
11 não. Houve 1 que tentou jogar para a frente e, oh suprema ofensa!, rematar à baliza. Claro que Carlos Martins apesar da garra imensa e das lamechices (que eu adoro) que demonstra em campo não merece ficar para jogar uma 2.ª parte.
A verdade é que sem ele (e sem a nulidade Romagnoli) o Sporting entrou melhorzinho para a 2.ª parte. Mas longe, ainda, de ser este o jogo que os sportinguistas pretendem para a sua equipa, para mais aqueles que se deslocam ao seu estádio. Convenhamos que jogar 10 minutos, num jogo de 90, em busca de um golo na sua própria casa é muito pouco. É nada.
Estes jogos (de que houve muitos exemplos durante toda esta época) só provam todo o nosso pretensiosismo quando nos colocámos na disputa pelo título. Quem joga assim não merece ser 1.º. E só fica em 2.º por o 3.º ser inqualificável.

3 perguntas por cuja resposta daria em troca a minha camisola da sorte (em greve) do Sporting:
- porque é que a história dos finais de campeonato se parece estar a repetir, para o Sporting, pela 3.ª época consecutiva (Fernando Santos, José Peseiro, Paulo Bento), e não 2.ª como todos lembram?
- porque é que os jogadores do Sporting parecem ficar à espera que o golo caia do céu e revelam uma tremenda falta de ousadia e coragem?
- Porque é que as nossas referências não conseguem ter um final de carreira digno, seja por culpa própria ou empurrados por terceiros?
(a este propósito, o 2.º cartão vermelho consecutivo a Sá Pinto merece post próprio. Até lá.)

sábado, abril 22, 2006

Campeuuummm

Agora é oficial.
O Porto garantiu o 1.º lugar da Liga portuguesa 2005/2006.
Quanto há minutos perguntaram a Co Adriansee se já sabia dizer campeão em português, o holandês respondeu de imediato: "Campeuuummm". Contra factos não há argumentos: adaptou-se bem ao tripeiral.

31.ª Jornada - Estrela Amadora 0X0 Sporting

Na ressaca da derrota com o (hoje) campeão Porto, na semana passada seguiu-se o empate com o modesto Estrela que, em princípio, lá se irá escapar da despromoção.
Não vi o jogo.
Não ouvi o jogo.
Apenas li sobre o jogo.
Dizem que a 1.ª parte foi o pior que o Sporting jogou esta época. Li mas não acredito. Apenas tendo perdido o Nacional X Sporting e este, agora, Estrela X Sporting, vi nesta época jogos demais que poderei qualificar como os piores de sempre do clube.
Memória curta? Não me parece.

quinta-feira, abril 13, 2006

Volta Por Cima

Há males que vêm por bem (para alguns).
Se tivesse conseguido levar por diante a primeira data da assembleia que marcou para a antiga FIL, provavelmente Filipe Soares Franco teria tido uma pesadíssima derrota. Por essa altura o presidente do Sporting não estava assim tão bem visto, quer pelos media, quer pelos sócios, quer pelos simples simpatizantes do clube. Todos eram unânimes em criticar a sua falta de visão pela escolha de um local que não permitiria a entrada de um número de sócios que se considerava mais do que provável que desejariam estar presentes na polémica assembleia. Praticamente todos criticavam a intenção de alienação de património. Os resultados do clube na altura também não ajudavam grandemente ao apoio na direcção.
Até que... foram obrigados a convocar a assembleia para uma nova data e para um novo local com espaço suficiente para acolher todos aqueles sócios que quissessem participar na vida do clube. A partir daí ouve um imenso debate, não só nos jornais mas também na televisões: actuações a solo de todos os recentes ex-presidentes, frente a frente entre os vários intervenientes em defesa das suas posições em plena RTP, RTP-N e SIC-Notícias (para citar as que assisto). O que parecia um assunto impossível de aceitar – a alienação do património do clube – passou a aceitável por alguns, depois de esclarecidos de qual o âmbito do património – não desportivo – e condições e valores envolvidos no negócio. A mim serviu para confundir um pouco mais, tendo passado de um não absoluto à venda para um sim e um não momentâneos e à vez à vez. Acredito que muitos tenham mudado de posição depois de ouvido o presidente e outros que tais expondo a sua posição – o que, na data da primeira convocatória da assembleia, ainda não tinha acontecido. Detalhe que não é de somenos: entretanto, a equipa havia desatado a ganhar jogos atrás de jogos.
Filipe Soares Franco tinha pedido 2/3 (= 66% dos votos) para não se demitir e jurava a pé juntos que não voltaria a concorrer à presidência.
Teve cerca de 64% e os media apressaram-se a dizer que havia sido, mesmo assim, uma vitória e que deveria repensar a sua prometida saída. Vistas bem as coisas, e para quem esperava uma derrota avassaladora, esta ponta final disputada ao sprint quase que poderá ser considerada uma vitória. E o que é que é isso de ter palavra neste país, se o vento até vem soprando forte?
Eis que Filipe Soares Franco, aceitando as pressões de quem o rodeia (bancos?, comunicação social?, sócios?) e assumindo que não ficou insensível aos apoios que recebeu, apresentou hoje a sua recandidatura à presidência do Sporting.

segunda-feira, abril 10, 2006

Na mouche

Nem de propósito!
Dois dos jogadores que mais aparecem por aqui no Futebol é Para Meninas fizeram do bonito no clássico Sporting X Porto.

Ricardo Sá Pinto fazia o último jogo grande da sua carreira e tinha pela última vez a oportunidade de ser campeão. Foi expulso logo no começo da segunda parte.
Aplausos tímidos para a saída do capitão, que nem nos piores pesadelos podia ter sonhado com um fim destes. Nem nós.

Ricardo Quaresma voltava ao estádio do clube que o formou, ainda que com a camisola do rival. Podia e devia ter sido expulso logo no começo da segunda parte. Co Adriansee, honra lhe seja feita, viu logo que quem se preocupa em ir assim às pernas de um colega de profissão não merece continuar em campo e, vai daí, mandou-o imediatamente para o banco.
Dolorosos, muito dolorosos os apupos e assobios que o ciganito levou daqueles que sempre se habituaram a aplaudi-lo e, mesmo num clube adversário, sempre têm demonstrado respeito e carinho por ele. Merecido? Sim senhor, mas não havia necessidade.
Francamente, papelaços tristes esperava-os mais (ainda que de outro género) do outro Ricardo.

30.ª Jornada - Sporting 0X1 FC Porto

O jogo mais esperado do campeonato - porque frente a um rival, porque a poucas jornadas do fim e, principalmente, porque poderia possibilitar a chegada do Sporting à liderança.
Pois, mas como se chega ao 1.º lugar no futebol sem marcar golos? Pior, como se marca um golo num jogo sem se criarem oportunidades? Para ser mais exacta, se apenas se cria uma oportunidade?
Num jogo que parecia de 0x0, o inevitável Porto marcou a 5 minutos do fim. Filme igualmente visto na época passada mas frente a outro rival.
Apenas Carlos Martins conseguia levar a bola para a frente, apenas ele tinha força e garra. Mas também ele foi um dos "contemplados" com um amarelo logo pela madrugada. Foi o primeiro escolhido por Paulo Bento para sair. Sá Pinto também tinha amarelo, mas ficou. Por não muito mais tempo. Saiu-lhe a ele a fava do segundo amarelo. Mais uma vez, não por muito tempo ficaria sem a companhia de um outro avermelhado, desta vez do tripeiro Bosingwa. Injusta expulsão. Serviu para compensar o injusto "esquecimento" da expulsão do agora tripeiro Quaresma. Não foi por aqui que o Sporting perdeu o jogo ou que o Porto não o ganhou mais cedo.
Normalmente somos muito céleres em culpar o árbitro pelos acontecimentos de um jogo e, inevitavelmente, pelas derrotas. No jogo de sábado há quem diga que o árbitro se quis proteger e para segurar o jogo desatou a mostrar amarelos. Na verdade, parece-me mais que os jogadores estavam nervosos em demasia e preocuparam-se mais em fazer faltas atrás de faltas. Não me lembro de ter visto mais de 1 minuto seguido de jogo corrido.
Um horror! Com o nervosismo de um jogo que podia decidir uma (ou várias) noite de festa, as faltas e mais faltas, umas feias outras corriqueiras, só serviam para enervar ainda mais quem pretendia um jogo mais próximo das balizas, mais próximo do golo.
Jogo pobre. Mais um esta época.
O jogo calculista desta época teve, afinal, o mesmo resultado que o jogo atacante e de espectáculo da época passada - ver o(s) outro(s) ganhar na ponta final do campeonato.
Valha a verdade que não tenho saudades nenhumas daqueles cânticos ridículos do "A todos Bom Natal, a todos Bom Natal, desejo Bom Natal para todos vós". Antes morrer à beira da praia do que pouco navegar.
Pelo menos, nós, sportinguistas já estamos habituados. Somos os frustadinhos do costume. Epa! No futebol! Nós aguentamos. Pró ano é que é!

sexta-feira, abril 07, 2006

O Último

Amanhã o Sporting terá uma vez mais a possibilidade de jogar o "jogo do título".
Apenas mais um. Diferente de todos os outros. O mesmo nervosismo a menos de 24 horas do jogo.
Para Ricardo Sá Pinto será o último clássico, o último "jogo do título".
Não é por isso, não é por ele, que desejo ainda mais a vitória, mas que seria mais um momento bonito, ai isso seria.
Lembro que no último campeonato que o Sporting ganhou - 2001/2002 - Sá pouco jogou, devido às inúmeras lesões, mas nem por isso deixou de comemorar que nem uma criança em cima do autocarro de caixa aberta que passeou Av. da Liberdade abaixo do Marquês de Pombal até à Praça do Município.
Ingrato, após tantos anos de clube, que não tenha contribuido tanto assim para esse título. Este ano tudo está a ser diferente e a sua participação na época do clube é bem mais activa. O capitão é indispensável na equipa de miúdos.
Falta-lhe o merecido título. Ou melhor, falta-nos!
Boa sorte.

Timo

Klinsmann já decidiu.
Entregará a baliza alemã a Jens Lehmann, deixando Oliver Kahn no banco.
Ainda que tudo o que Klinsmann decida decida bem, o Futebol É Para Meninas também já escolheu o seu guarda-redes alemão: Timo Hildebrand para a baliza já!

quarta-feira, abril 05, 2006

Portugal X Barcelona

Andam a semana inteira a tentar convencer-nos de que hoje joga Portugal contra Barcelona. Duas províncias espanholas (Portugal e Catalunha), pois então, a defrontarem-se nos 4.ºs de final de um jogo de futebol. Pelo alarido parece que já é a final. Então não é? Pois se jogam os dois colossos do futebol europeu. E claro que, como bons portugueses, temos de torcer por Portugal, pelos "nossos".
Só terá faltado uma coisa ao marketing: onde param as bandeiras de Portugal à janela?

segunda-feira, abril 03, 2006

Futebol Positivo segundo a Galp

A Galp tem a correr nas televisões o seu spot do futebol positivo dedicado ao mundial na Alemanha. O título é um modesto "Porque não pedir o mundo".
Modestamente, também, aparece Quaresma, junto com Postiga e Cristiano Ronaldo.
Tirando os quiproquós que a letra do hino deu com os gays (por a frases tantas ter o seguinte verso "Vamos com tudo, meter o pé, chutar primeiro, Que o último a chegar é paneleiro" - última palavra prontamente e politicamente correctamente substituida por ...), parece que veio agora a Federação Portuguesa de Futebol recomendar alguma calma nos ânimos e no excesso de confiança do pessoal.
E porquê?
Porque no spot aparecem os ditos jogadores, acabadinhos de chegar ao aeroporto da Portela vindos da Alemanha, com a taça na mão, rodeados pelos portugueses em eufórica loucura com o pseudo título mundial. A Galp chama-lhe sonho. Eu nem em sonhos consigo chegar a tanto. Infelizmente. Lembro-me mais do pesadelo da Coreia. Quaresma, Postiga e Ronaldo eram ainda muito jovens e não conseguiram certamente acompanhar os jogos do último mundial, passados na tv a horas de ainda estar a fazer óó.
Honra ao Madaíl e seus amigos que por uma vez na vida, e depois do escaldão, conseguem ser modestos.
Tendo em conta o grupo em que Portugal caiu (México, Irão e Angola), porquê não os 4.ºs de final?

domingo, abril 02, 2006

29.ª Jornada - V. Guimarães 0X1 Sporting

Liedson acabadinho de resolver
Apenas vi os últimos 5 minutos do jogo. Não houve, pois, qualquer tremideira. Apenas ansiedade para saber qual o resultado. Ei-lo: 10.ª vitória consecutiva. Prémio suplementar: possibilidade de jogar o "jogo do título" no próximo sábado frente ao FcPorto.

Parabéns, Teddy

Hoje, dia 2 de Abril, Teddy Sheringham entrou no clube dos quarentões.
Ainda a jogar. Ainda a marcar.