Futebol é Para Meninas

O Blogue de Todos os Desportos

terça-feira, agosto 29, 2006

Galos Contra o Mundo

E quem terá razão?
Gil Vicente ou Belenenses?
Belenenses ou Leixões?
Gil Vicente ou FIFA?
Goleada não haverá certamente em cada uma destas disputas. Não se trata aqui de futebol, de tácticas ou de preparo físico. É, pura e simplesmente, matéria jurídica.
E, por isso, os "grandes" juristas da nossa praça já vieram juntar os seus "pareceres" à história. E, por isso também, o Gil Vicente tem o caso entregue à PLMJ, a Sociedade de Advogados de José Miguel Júdice (entre outras trutas), o mais (ou um dos mais) importante escritório de advogados portugueses.
O Gil já cometeu o pecado capital (para a FIFA) de recorrer aos tribunais civis e por isso pouco terá a perder. Os galitos afundarão mas ainda há esperança que venham a ser o Bosman dos clubes, os revoltosos contra a toda poderosa e despótica FIFA, que faz questão de obrigar os seus associados a sobrepor a sua lei àquela que vigora em cada um dos seus países.
Caso a seguir com interesse. E não só para efeitos de I e II Liga Portuguesas, mas antes para todo o futebol mundial. Nunca pensei vir a defender um grande escritório de advogados, muito menos o de Júdice, mas vamos a isso, Senhores Doutores.

Caso Mateus para Iniciantes

O PRODUTOR
FIFA (Fédération Internationale de Football Association) – Organismo internacional que dirige as associações de futebol. Gaba-se de ter mais países associados – 217 – do que a própria ONU.

A REALIZAÇÃO
FPF (Federação Portuguesa de Futebol) – Organismo nacional que dirige o futebol português e que tem por missão promover, organizar, regulamentar e controlar o ensino e a prática do futebol.
LPFP (Liga Portuguesa de Futebol Profissional) – Órgão autónomo da FPF que se dedica à organização e regulamentação das competições de carácter profissional que se disputem no âmbito daquela federação.

O ASSISTENTE DE REALIZAÇÃO
Tribunais Comuns – Órgãos a que podem recorrer a maioria das pessoas singulares ou colectivas, públicas ou privadas, mas não os agentes do futebol (por exigência da FIFA).

O ARGUMENTO
Estatutos da FIFA (internacional)
Artigo 61º
É proibido o recurso aos tribunais comuns, a menos que se especifique na regulamentação da FIFA.

Lei de Bases do Desporto (portuguesa)
Artigo 47º
1.Não são susceptíveis de recurso fora das instâncias competentes na ordem desportiva as decisões e deliberações sobre questões estritamente desportivas.
2. São questões estritamente desportivas aquelas que tenham por fundamento normas de natureza técnica ou de carácter disciplinar [...]

Regulamento de Competições da Liga
Artigo 87º (Subidas e descidas)
1.Sobem à SuperlLga os três clubes primeiros classificados da Liga de Honra, que preencham os requisitos legais e regulamentares estabelecidos para a competição, nomeadamente, o cumprimento das obrigações previstas nas alíneas a) a e) do artigo 12º do Decreto-Lei n.º 303/99, de 6 de Agosto.
2.Descem à Liga de Honra os clubes qualificados em 16º, 17º e 18º da SuperLiga.
3.Se um ou mais Clubes da Liga de Honra que tenham desportivamente obtido o direito de ascender à SuperLiga não reunirem os requisitos legais e regulamentares estabelecidos, ficam impedidos de participar nessa comeptição, sendo as vagas preenchidas pelo Clube ou Clubes da Liga de Honra melhor classificados, ou, na sua ausência, pelos Clubes da SuperLiga melhor classificados nos lugares de descida nos termos do número anterior.
4.Se um Clube ou mais Clubes da SuperLiga não reunirem os requisitos legais e regulamentares estabelecidos para essa competição serão relegados para a competição inferior ou delas excluídos caso não preencham os pressupostos exigíveis, sendo as vagas preenchidas pelos Clubes da SuperLiga melhor classificados na época anterior nos termos do n.º 2, ou, na sua ausência, pelos Clubes da Liga de Honra melhor classificados.
5.Quando se verifiquem os casos previstos nos números anteriores e as vagas não sejam preenchidas, a Comissão Executiva da Liga poderá decidir reduzir o número de equipas participantes.

OS ACTORES PRINCIPAIS
GIL VICENTE
A meia da época passada o Gil foi impedido pela Liga e FPF de inscrever o jogador Mateus com um contrato profissional, uma vez que este já tinha jogado nessa época como amador pelo Lixa.
Face a isto o Gil recorreu aos tribunais comuns defendendo o entendimento de que a questão em litígio é matéria laboral e não puramente desportiva.

BELENENSES
Na última jornada o Belenenses foi despromovido para a II Liga (perdeu, curiosamente, com o Gil Vicente) e logo apresentou uma queixa junto da Liga acerca de uma pretensa infracção dos regulamentos por parte do Gil, por este ter recorrido aos tribunais civis para inscrever um jogador.

LEIXÕES
Foi 3.º classificado na II Liga, ficando à porta da subida à I Liga.
Ao receber a notícia da despromoção administrativa do Gil Vicente e consequente promoção administrativa do Belenenses (que havia descido desportivamente por ser o 4º classificado a contar do fim), apresentou os seus argumentos junto da Liga para ser o clube que deveria ocupar a vaga do Gil na I Liga.
A comissão executiva admitiu o recurso do Leixões e decidiu, em consequência, suspender os jogos em que as 3 equipas em causa estivessem envolvidas.


O ENREDO do caso que nos faz amar o nosso futebol como mais nenhum outro:

- Janeiro de 2006
O Gil Vicente contrata o angolano Mateus a meio da época passada e pretende inscrevê-lo como profissional. Como o jogador já havia jogado nessa época como amador pelo Lixa, a Liga recusa a sua inscrição.

- O Gil Vicente recorre para o Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga que não lhe dá razão por entender que o assunto é do foro desportivo.

- Mateus recorre, quase ao mesmo tempo, para o Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto que lhe dá razão e insta a Liga e a FPF a aceitarem provisóriamente a inscrição do jogador.

- Mateus joga 4 jogos pelo Gil Vicente.

- Março de 2006
O Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto, ao ter conhecimento da decisão do de Braga, volta atrás e ordena que a inscrição de Mateus seja cancelada.

- Mateus não volta a jogar mais pelo seu clube.

- Maio de 2006
Após ver consumada a despromoção, nos relvados, na última jornada (jogada e perdida, precisamente, frente ao Gil Vicente), o Belenenses apresenta queixa junto da Liga alegando que “Ao socorrer-se dos Tribunais Comuns para inscrever e utilizar aquele atleta, o Gil Vicente procurou obter uma vantagem desportiva ilícita perante os seus adversários, demonstrando total desprezo pelas regras e princípios desportivos universalmente aceites, pela estabilidade do Campeonato e, essencialmente, pela verdade desportiva..”

Apesar do processo ter sido despoletado logo no princípio do ano, só a partir de Junho as instâncias desportivas se pronunciam sobre a questão.

-05.06.2006
A Comissão Disciplinar (CD) da Liga dá razão ao Belenenses por considerar que o Gil Vicente não respeitou os regulamentos da Liga ao recorrer aos tribunais comuns para resolver uma questão que entende de âmbito desportivo.

- 09.06.2006
A CD da Liga arquiva o “caso Mateus” mantendo, assim, o Gil Vicente na I Liga.
Um dos vogais desta CD é filho de um dirigente do Gil Vicente e havia pedido escusa no processo, o que não foi aceite por a Comissão ser um órgão colegial e nenhum dos seus elementos se poder abster de votar. Vai daí, verificou-se um empate 2x2 entre os 4 vogais e o presidente, juiz desembargador, foi chamado a “desempatar” , por ter voto de qualidade. A decisão foi, assim, favorável ao Gil Vicente mas provocou “estragos” neste organismo e 2 dos vogais (os que votaram vencidos) apresentaram a sua demissão.

- 01.08.2006
A CD da Liga decide penalizar o Gil Vicente com a pena de descida de divisão e mantém o Belenenses na I Liga.

- Gil Vicente recorre para o Conselho de Justiça (CJ) da FPF

- 22.08.2006
O CJ da FPF, após recurso do Gil Vicente, confirma a CD da Liga que decidiu a despromoção deste clube (sem que tenha decidido acerca da validade da deliberação daquela comissão, uma vez que 2 dos seus membros tinham apresentado a sua “demissão”.

- 23.08.2006
O Gil Vicente interpõe providência cautelar no Tribunal Administrativo e Fiscal de Lisboa para suspender a eficácia do acórdão do CJ da FPF.

- 24.08.2006
O TAF de Lisboa aceita a providência cautelar do Gil Vicente e declara que sejam “suspensas as decisões administrativas impugnadas [pelo Gil Vicente], tudo se mantendo como se estas não existissem, com as consequências daí decorrentes, designadamente no plano desportivo ou de intervenção nos campeonatos".
Ou seja, Gil na I Liga, Belenenses na II Liga.

- 24.08.2006
O Leixões interpõe recurso junto da Liga, invocando ser este o clube com o direito a subir à I Liga (uma vez que havia sido o 3.º classificado na II Liga da época passada e, assim, ter ficado à porta da subida à I Liga) e não o Belenenses (despromovido na época passada por ter sido o 4.º a contar do fim, ou seja, o melhor dos despromovidos).

- 25.08.2006 (dia do início da 1.ª jornada do campeonato)
Em conferência de imprensa, o presidente da Liga informa da decisão da suspensão dos jogos que envolvam Gil Vicente, Belenenses e Leixões, motivado pela notificação vinda do CJ da FPF dando conta da entrada de um recurso com efeitos suspensivos apresentado pelo Leixões. Ou, nas palavras do divertido e bonacheirão Valentim Loureiro, o presidente da Liga, para “embrulhar tudo isto ainda mais” apareceu o Leixões e à Liga não restou outra solução se não dar cumprimento ao despacho federativo e alterar a sua anterior decisão de manter o jogo Benfica x Belenenses.

- 28.06.2006
Valentim Loureiro, (ainda?) presidente da Liga tinha afirmado coisas desagradáveis acerca de Cunha Leal, director executivo da Liga. Agora foi a vez de Cunha Leal lhe devolver os desaforos e defender a legitimidade e legalidade da Liga para manter todos os jogos das I e II Ligas.


A FRASE PARA A HISTÓRIA
Entre tantas para destacar, fica esta, exemplar sobre o estado do futebol português que, como se vê, não vive só de guerrinhas entre clubes mas também entre organismos criados e subsidiados pelo Estado.

“Caso a FPF tivesse plenos poderes sobre todo o Futebol português, incluindo o profissional, como, de resto, a FIFA tem vindo a exigir, este caso já estaria encerrado há muito tempo.” – comunicado da Federação Portuguesa de Futebol, lamentando o andamento processual do “Caso Mateus”.

segunda-feira, agosto 28, 2006

Deivid e Douala em Ida

Parece contraditório mas talvez não o seja: apesar de não gostar de Deivid e de Douala, acredito que fazem falta ao plantel.

E não gosto dos 2 por 2 motivos:
- a sua forma de jogar é pouco produtiva e mais irritante do que galvanizante. Deivid parece um mono pesadão (ainda que no jogo de apresentação com o Inter e, sobretudo, na abertura do campeonato com o Boavista tenha aparecido muito mais móvel e interessado no jogo da equipa). Douala é um futebolista inconsequente: corre, corre, corre, fura, fura, fura e... perde a bola, passa torto, remata desastrado;
- tanto um como o outro sempre demostrou muito pouco interesse em prosseguir no clube. Um mês e pouco depois de ter assinado já corriam notícias de que Deivid estava insatisfeito e queria voltar para o Brasil (notícias que não cessaram ao longo do tempo). Depois de uns fogachos na pré-época do ano passado, a sua segunda de Sporting, Douala veio logo exigir uma melhoria de contrato, sem o que iria fugir para o campeonato inglês.

E penso que os 2 fazem falta ao plantel por 2 motivos:
- estão identificados com a realidade do clube (e Douala muito bem acostumado ao futebol português, pelas 8 épocas que já leva no país);
- apesar de não terem produzido um futebol ao nível do que neles foi investido ($$$) e do que deles se espera, dificilmente o clube irá conseguir, a uma semana do fecho das inscrições, 2 jogadores à sua altura (reconheço, assim, que, ainda que pouco, algo fizeram no clube e que poderão valer muito mais).

Para além do que, não é demais lembrar, a direcção do clube levou os sócios a aprovar uma proposta para venda de património que permitisse o reforço da equipa de futebol sem o recurso anual e sistemático à venda de jogadores.

1.ª Jornada - Sporting 3x2 Boavista

Ricardo;
Abel (45´ Ronny), Tonel, Polga, Caneira;
Custódio (45´ Nani), João Moutinho, Carlos Martins, Romagnoli;
Liedson, Bueno (59´ Deivid)

Golos: 0-1 (16´ Zé Manel), 1-1 (63´ Nani), 2-1 (66´ Deivid), 3-1 (89´ Deivid), 3-2 (90´+1 Zé Manel)

O Sporting entrou no 1.º jogo do campeonato, em pleno Alvalade, a perder. Um passe ridículo de Custódio (parece que a braçadeira de capitão pesava toneladas) e o paradeiro desconhecido dos centrais deu o 1.º golo do Boavista, num chutão frontal de Zé Manel.
Aos 25 minutos de jogo o que se via era o Sporting a jogar para o lado e para trás, sem saber o que fazer, zero oportunidades de golo e a descida à terra por parte dos adeptos que vinham eufóricos da pré-temporada (eu incluída) mas agora só assobiavam a sua equipa (já confessei que não sei assobiar mas que isso também não me faz falta nenhuma num estádio de futebol para me dirigir à minha equipa).
Há quem diga que Paulo Bento jogou bem nas substituições, fazendo entrar Nani e Ronny para os lugares de Abel e Custódio (desastrados). Porém, vejo as coisas de uma forma um pouquinho diferente: Ronny é o lateral mais atacante que temos e, pelo menos em casa, deve jogar sempre; com Romagnoli e Carlos Martins a jogarem um em cima do outro, parecia lógico que Nani fazia falta à equipa, uma vez que é dos poucos do plantel que traz a bola para as alas e aí consegue furar e trocar as voltas às defesas adversárias.
Um pouco depois do intervalo entrou também Deivid para o lugar do inexistente Bueno (que aborrecido ter um nome que se presta a trocadilhos jeitosos mas depois não jogar nada de jeito para que nós os possamos aproveitar!). E, acredite quem quiser, foi Deivid O JOGADOR que decidiu. Fez o passe (amorteceu a bola) para o 1.º, de Nani, e marcou os outros 2 golos. E eu que tinha considerado na análise ao plantel que Deivid devia ser o suplente dos suplentes... Mas enfim... Este é um dos tais sapos que não me custa nada engolir, até porque não costumo acertar nem um só prognóstico.
Depois do 3x1 houve ainda tempo para mais um golo do Boavista, tirado quase a papel químico do 1.º, mas já sem a "culpa" de Custódio - os centrais é que continuavam em paradeiro incerto, talvez junto aos adeptos que faziam a festa fresquinha na bancada pelo 3.º golo da equipa segundos antes.

Assim, depois de uma primeira parte muito má, a segunda parte trouxe um Sporting que quis e conseguiu jogar futebol, dando espectáculo no ataque. Uma realidade mais próxima das ambições do clube e dos desejos dos seus adeptos.
Fica, então, a vitória a abrir o campeonato e os correspondentes 3 pontos. Vitória ainda mais saborosa e motivadora por ter sido frente a um "quase grande" e de "virada" - caso bastante raro na nossa equipa nas últimas 2 épocas.

sexta-feira, agosto 25, 2006

Os Grupos


Eis os grupos da Liga dos Campeões.
Como sempre, em sorteio que se preze uns têm mais sorte do que outros, uns ficam mais felizes do que outros.
Ao Sporting calhou-lhe equipas "feias". Não por serem fortes demais (qualquer um dos restantes clubes lá presentes são fortes - ou não - relativamente ao Sporting), que também o são, mas por não aliarem a isso o carisma de um Barcelona, ManUtd, Arsenal, Liverpool, Real Madrid.
Ok, as equipas italianas também costumam arrastar multidões. Mas são jogos horríveis cujo desfecho é, na maior parte dos casos, decidido no último minuto, num penálti inventado, sempre a seu favor. O mesmo se diga dos alemães.
Aqui chegados, resta-nos os russos do Spartak e o consolo de, pelo menos, ir confirmar in loco se o Fernando Cavenaghi ainda anda por aí a dar uns chutos na bola.

quinta-feira, agosto 24, 2006

Liga Bwin / TV

O campeonato começa este fim de semana. Ou melhor, esta sexta-feira.
Há coisas que não mudam e, assim, continuaremos a ter o campeonato cujas jornadas se prolongam por mais dias. TV a quanto obrigas...
Ai que saudades do prazer de alterar toda a nossa vida para televisionarmos o único jogo do fim de semana e não descolarmos o ouvido do rádio ao domingo à tarde. E já agora, de voltarmos rapidamente para casa ao domingo antes do jantar para vermos os golos fresquinhos na tv e ficarmos até às tantas a ver o “Domingo Desportivo”.
Mas não: agora dão-nos o prazer de ver todos os jogos do Sporting fora de casa na televisão! E lá temos de estar atentos às antecipações da jornada para sabermos como poderemos programar os nossos fins-de-semana alargados.
Tomem nota:
- sexta-feira, 21:30, Sporttv: FC Porto x U. Leiria
- sábado, 19:00, Sporttv: Beira-Mar x Dep Aves (2 récem promovidos colossos do nosso futebol, com milhões de adeptos cada um)
- sábado, 21:15, Sporttv: Sporting x Boavista
- domingo, 19:15, TVI: Benfica x Belenenses
- domingo, 21:15, Sporttv: Marítimo x Nacional
- segunda-feira, 20:30, Sporttv: V. Setúbal x Académica

Ou seja, dos 8 jogos da jornada, apenas o SC Braga x Paços de Ferreira (sábado, às 21:00) e o Naval x Estrela Amadora (domingo, às 17:00) não têm direito a transmissão na televisão.
Assim, e em resumo breve, quem quiser ver um jogo da 1.ª jornada no domingo à tarde, ao vivo no estádio, tem a missão deveras facilitada: não há alternativa à Figueira da Foz.

Os Emprestados

Feita a apresentação do plantel do Sporting, eis os jogadores que o clube terá emprestados na época que agora se inicia, ou seja, aqueles que não nos defendem mas a quem o clube pagará, pelo menos, parte do salário:

- Mauricio Pinilla – Hearts
- Semedo – Cagliari
- Nuno Santos – Guimarães
- Marcelo Labarthe – Vit Setúbal
- Varela – Vit. Setúbal
- Lourenço – Vit. Setúbal
- Luís Loureiro – Estrela Amadora
- Paulo Sérgio – Estrela Amadora
- Zezinando – Estoril
- David Caiado – Estoril
- Carlos Saleiro – Olivais e Moscavide
- Bruno Pereirinha – Olivais e Moscavide
- Celestino – Olivais e Moscavide
- André Marques – Olivais e Moscavide
- Mário Felgueiras – Sp Espinho
- Fernando Ferreira – Sp Espinho
- Emídio Rafael – Real Massamá
- Paulo Renato – Real Massamá
- Miguel Ângelo – Trofense
- Jorge Teixeira – Odivelas
- Tomané – Barreirense
- André Nogueira – Esmoriz
- Santamaria (ainda sem colocação)
- Bruno Filipe (ainda sem colocação)

quarta-feira, agosto 23, 2006

Novas

Hoje houve umas quantas notícias interessantes.
Começemos pela má: O Benfica ganhou por 3x0 a uns simpáticos austríacos na qualificação para a Liga dos Campeões.
Sigamos para a boa: Pela 1.ª vez teremos 3 clubes portugueses na fase de grupos da Liga dos Campeões.
Adiante para a desmancha prazeres: O Boavista resolveu contratar um treinador sérvio e com isso estragou-nos a curiosidadezinha de, depois de 72 anos, podermos arrancar o campeonato só com treinadores portugueses.
Cheguemos à selecção: Carlos Martins foi pela primeira vez convocado para a selecção principal. As outras "surpresas" são as chamadas de João Moutinho, Ricardo Quaresma, Hugo Almeida e Ricardo Rocha.
Passemos para a mais controversa: O Conselho de Justiça da FPF confirmou a decisão que a Comissão Disciplinar da Liga havia tomado e o Gil Vicente desce mesmo de divisão, mantendo-se o Belenenses na 1.ª.
E acabemos na exemplar: Justin Gatlin, campeão olímpico dos 100m foi suspenso por 8 anos!

A Noite do Centenário

Na falta de golos no “Jogo do Centenário”, de apresentação aos sócios, e não tendo sido um espectáculo de encher o olho, futebolísticamente falando, a noite de ontem teve outros interesses.
Francis Obikwelu e Naide Gomes foram homenageados pelas suas medalhas nos recentes Campeonatos da Europa de Atletismo mas não puderam estar presentes por estarem a correr fora do país. Foi pena.
Luís Figo foi também ele homenageado. Disse sentir pertencer àquela casa, ser um dos nossos e ser do Sporting até morrer. Figo já fez e disse tanta coisa ao longo da sua carreira que não será surpresa nenhuma se vier a dizer qualquer coisa do género mas com outros emblemas. Adiante...
Antes do fogo de artifício, sempre lindo, aconteceu o momento mais sexy da noite. Romagnoli tinha entrado há poucos minutos e o jogo estava parado para a marcação de uma falta. Foi então que, aproveitando a ocasião, se deu o reencontro: “Cuchu” Cambiasso e “Pipi” Romagnoli trocaram carinhosos beijinhos na face. Momento raro nas ruas e estádios da nossa cidade, mas um pouco mais comuns nas calles e canchas de Buenos Aires. Para quando o tango, Romagnoli?

terça-feira, agosto 22, 2006

Sporting 2006 / 2007 - O Plantel

OS GUARDA-REDES

1. Ricardo Alexandre Martins Soares Pereira
Nasceu em 11.02.1976, no Montijo.
Mede 1,80m.
O “Labreca” está desde a época 2003/2004 no Sporting (estreou-se em 1994/1995 pelo Boavista) e tem 101 jogos para o campeonato realizados com a nossa camisola.
Este ano, Ricardo mudou o n.º da camisola do 76 (ano de seu nascimento e não do da JuveLeo) para o 1. É o 1 do Sporting, o 1 do Montijo, o 1 de Portugal.
Tem 56 internacionalizações por Portugal.
Perspectiva para 2006/2007: Deixa os frangos de fora e denfende aqueles golos impossíveis como os maiores guarda-redes do mundo o fazem.

16. Tiago Alexandre Baptista Ferreira
Nasceu em 16.04.1975, em A-dos-Cunhados, Torres Vedras.
Mede 1,80m.
No Sporting desde 1995/1996, esteve, no entanto, emprestado ao Estrela da Amadora durante 2 épocas, de 1999-2001.
Perspectiva para 2006/2007: Será mesmo uma alternativa a Ricardo?



22. Rui Pedro dos Santos Patrício
Nasceu em 15.02.1988, em Marrazes, Leiria.
Mede 1,88m.
A estreia na equipa sénior.
Perspectiva para 2006/2007: Será mesmo uma alternativa a Tiago?













OS DEFESAS LATERAIS DIREITOS

15. Miguel Ângelo Moita Garcia
Nasceu em 04.02.1983, em Moura.
Mede 1,79m
Jogador da casa, estreou pela equipa sénior em 2003/2004.
Perspectiva para 2006/2007: Suplente de Abel. Entra na final da Taça de Portugal para marcar o penálti decisivo que nos dará o troféu.

78. Abel Fernando Moreira Ferreira
Nasceu em 22.12.1978, em Penafiel.
Mede 1,78m.
Veio a época passada para o Sporting, emprestado pelo SC Braga, com o campeonato já a meio. Então, assumiu a titularidade a defesa direito e o clube optou (e bem) por comprar o seu passe. Estreou-se no clube da terra, o Penafiel, em 1997/1998. Passou para o Vitória de Guimarães em 1999/2000 e aí esteve 5 épocas até mudar para o rival SC Braga em 2004/2005.
Perspectiva para 2006/2007: Será a época da afirmação.


OS DEFESAS CENTRAIS

4. Anderson Corrêa Polga
Nasceu em 09.02.1979, em Santiago, Rio Grande do Sul, Brasil.
Mede 1,82m
Chegou ao Sporting em 2003/2004 intitulado de “o primeiro campeão mundial a jogar em Portugal”. Renovou contrato com o clube no princípio desta época e parece gostar de cá estar.
Tem 2 internacionalizações pelo Brasil
Perspectiva para 2006/2007: 2 grandes cortes e 2 grandes fífias por jogo.

13. António Leonel Vilar Nogueira Sousa “Tonel
Nasceu em 13.04.1980, em Lourosa.
Mede 1,84m.
Das escolas do Fc Porto, estreou na Académica, por empréstimo, em 2000/2001 e por lá ficou 4 épocas. Em 2004/2005 jogou pelo Marítimo e em 2005/2006 alguém atento o trouxe para o Sporting. Fez uma época acima do esperado pelo comum adepto e chegou ao fim a ser falado como uma das hipóteses para a selecção nacional. Cometeu ainda a proeza de nos fazer afirmar “Quem é Beto?”.
Perspectiva para 2006/2007: O central titular.

24. Miguel Luís Pinto Veloso
Nasceu em 11.05.1986, em Coimbra.
Mede 1,80m
Uma estreia no plantel sénior do Sporting. A curiosidade de ver o filho de uma lenda do Benfica a jogar no rival. O certo é que o loirinho foi corrido das escolhinhas lampiãs e em Alvalade irá brilhar.
Perspectiva para 2006/2007: Jogará poucos jogos, mas os suficientes para vir a agarrar a titularidade no clube no futuro.






OS DEFESAS LATERAIS ESQUERDOS

12. Marco António Simões Caneira
Nasceu em 09.02.1979, em Negrais, Sintra.
Mede 1,78m.
Veio a meio da época passada, emprestado pelo Valência, com a fisgada de chegar ao mundial. Conseguiu-o e conseguiu também a titularidade na defesa esquerda do Sporting.
Das escolas do clube, estreou-se profissionalmente na época 1995/96 e esteve emprestado ao Salgueiros em 1997/98 e ao Beira-Mar em 1999/2000, ano em que os aveirenses ganharam a Taça de Portugal sem que Caneira pudesse ter jogado a final por o seu contrato de empréstimo com o Beira-Mar já ter findado. Ficou amuado com o Sporting por não ter prolongado o empréstimo por mais uma semana e resolveu bater com a porta, uma vez que estava em final de contrato. Bom... a ver se tenho espaço para escrever o nome de todos os outros clubes por onde passou depois disso. Saiu para o Alverca em 1999/2000, seguiu-se o Regina (Itália) em 2000/2001, Benfica em 2001/2002, Bordéus em 2002/2003 e 2003/2004 (2 épocas consecutivas num mesmo clube – record pessoal) e Valência 2004/2005 e metade da época 2005/2006.
Tem 15 internacionalizações por Portugal, 16 jogos pelo Sporting, 27 pelos lampiões (não esquecemos!).
Perspectiva para 2006/2007: Vai ter de trabalhar muito para mostrar que tem futebol para ser titular, seja a central seja a defesa esquerdo.

8. Ronny Heberson Furtado de Araujo
Nasceu em 11.05.1986, em Fortaleza, Brasil
Mede 1,75m.
Outra estreia no plantel principal. Rotulado de “Roberto Carlos do Sporting”, esperemos que tenha muito mais sucesso do que o seu antecessor Paito, também rotulado de “Roberto Carlos de África”.
Perspectiva para 2006/2007: Com a (fraca) concorrência que existe para a defesa lateral esquerda, não será surpresa se agarrar a titularidade.





OS MÉDIOS DEFENSIVOS

27. Custódio Miguel Dias de Castro
O Capitão
Nasceu em 24.05.1983, em Guimarães.
Mede 1,80m.
Veio para o Sporting já júnior em 2001. Estreou-se na equipa principal em 2003/2004 e tem 79 jogos disputados pelo clube na I Liga. Para esta época recebeu já um troféu: a braçadeira de capitão.
Perspectiva para 2006/2007: Se o treinador optar por uma equipa com elementos mais ofensivos, deverá ter dificuldades em ganhar a titularidade a Carlos Paredes.



76. Carlos Humberto Paredes Monges
Nasceu em 16.07.1976, em Assuncion, Paraguai.
Mede 1,79
Uma estreia no Sporting mas não no campeonato português. Em 2000/2001 veio para o Fc Porto e por cá ficou 2 épocas. Só 2 mas com sucesso, tendo sido bem vendido ao Regina de Itália.
Tem 71 internacionalizações pelo Paraguai.
Perspectiva para 2006/2007: Confesso. A minha expectativa para Paredes e Sporting é enorme. Não digo como Paredes que vamos chegar à final da Champions, mas que ganhamos o campeonato com a sua preciosa ajuda, ai isso ganhamos!

28. João Filipe Iria Santos Moutinho
Nasceu em 08.09.1986, em Portimão.
Mede 1,70m.
A estrela da equipa. E só tem 19 anos! A época passada foi o único totalista da equipa: 34 jogos para o campeonato. E era apenas a 2.ª temporada enquanto profissional!
Tem 3 internacionalizações por Portugal.
Perspectiva para 2006/2007: Mais uma época em grande nível.


OS MÉDIOS ALAS

17. Rodolph MBela Douala
Nasceu em 25.09.1978, em Douala, Camarões.
Mede 1,76m.
Ainda por cá anda? Ia para aqui e para ali mas pelos vistos vai ter de se conformar com o Sporting. Sorte a dele, azar o nosso.
Veio para o Sporting em 2004/2005. Depois de jogar pelo St. Etienne, em França, passou pelo Boavista, em 1998/99, Dep Aves e Gil Vicente, em ambos emprestado pelo Boavista, em 2000/2001 e 2001/2002, respectivamente, até que chegou ao Leiria em 2002/2003, onde deu nas vistas.
É internacional pelos Camarões.
Perspectiva para 2006/2007: Cada vez de forma mais esporádica, mas irá continuar a irritar-nos.

10. Luís Carlos Almeida da Cunha “Nani
Nasceu em 17.11.1986, na Amadora.
Mede 1,75m.
O mais recente “futuro Figo”, “futuro Quaresma” ou “futuro Ronaldo” em Alvalade. Estreou-se a época passada e fez mais jogos do que certamente todos esperavam, ele incluido. E jogou bem e marcou golos. Este ano adquiriu ainda a nacionalidade portuguesa – o que mostra bem a esperança que nele depositam também os responsáveis da FPF.
Perspectiva para 2006/2007: Será surpresa se começar a época a titular. Mas surpresa será também se não jogar pelo menos 2 mãos cheias de jogos a titular.

11. Rodrigo Alvaro Tello Valenzuela
Nasceu em 14.10.1979, em Santiago, Chile.
Mede 1,70m.
Parece inacreditável mas é mesmo verdade: tirando Tiago, Tello é o jogador com mais anos no plantel principal do Sporting (Caneira e Carlos Martins estão no Sporting desde há mais anos mas não jogaram no clube tantos anos consecutivamente). Se acrescentar-mos ainda que foi a contratação mais cara de sempre do clube... estamos conversados. Quem é o seu padrinho?
Tem 14 internacionalizações pelo Chile.
Perspectiva para 2006/2007: Joga o menos possível, a bem dos meus nervos.


OS MÉDIOS OFENSIVOS

10. Carlos Jorge Neto Martins
Nasceu em 29.04.1982, em Gavinhos de Cima, Oliveira do Hospital.
Mede 1,72m.
Estreou-se no Sporting em 1999/2000 (ano em que fomos campeões = 1.º título comemorado por metade dos sportinguistas vivos). Esteve emprestado em 2001/2002 ao Campomaiorense e em 2002/2003 à Académica.
Perspectiva para 2006/2007: “A época da afirmação – Parte XXIII”

30. Leandro Atílio Romagnoli
Nasceu em 17.03.1981, em Buenos Aires, Argentina.
Mede 1,72m.
Diego Maradona chegou um dia a afirmar que “Pipi” seria o seu sucessor. Infelizmente para Romagnoli, não parece que assim venha a ser. Mas se assim fosse, dificilmente teria vindo parar ao Sporting. Isto não quer dizer que não seja um grande jogador. Veio a época passada, a meio, e talvez por isso não tenha tido muitas hipóteses de brilhar. Veio de um campeonato do outro lado do Atlântico – México – sem férias. Fez parte da equipa argentina que ganhou o mundial de juniores em 2001. Tudo razões para acreditarmos que vai ser o nosso verdadeiro 10.
Tem 2 internacionalizações pela Argentina.
Perspectiva para 2006/2007: Uma época em cheio, ao nível dos maiores 10 argentinos.

21. Pontus Farnerud
Nasceu em 04.06.1980, em Helsingborg, Suécia.
Mede 1,80m.
Outra estreia no Sporting e no campeonato português.
Jogador relativamente desconhecido que esteve na despromoção do Racing Strasbourg na Liga Francesa do ano passado.
È internacional sueco por 9 vezes.
Perspectiva para 2006/2007: Joga os jogos que Carlos Martins e Romagnoli o deixarem jogar.





34. João Artur Rosa Alves
Nasceu em 18.08.1980, em Chaves.
Mede 1,79m
Estreou no Desportivo de Chaves em 1998/99 e em 2004/2005 transferiu-se para o SC Braga. No fim dessa época falou-se com insistência no interesse do Porto pela sua aquisição. Mas quem veio a comprar o seu passe foi o Sporting, depois difíceis negociações e de alguma polémica com o presidente da SAD do Braga. Numa transferência cara, segundo os padrões nacionais, com a incumbência de fazer esquecer Fábio Rochemback e sem ter tido a possibilidade de fazer a pré-época com os seus novos colegas (já veio depois do início do campeonato), parecia claro que a missão de João Alves não seria pêra-doce. E não foi. Resta esperar que nesta época possa jogar um bocadinho do futebol que mostrou no Braga e o fez chegar a internacional A por 3 vezes.
Perspectiva para 2006/2007: Joga os jogos que Carlos Martins, Romagnoli e Farnerud o deixarem jogar.


OS AVANÇADOS

31. Liedson da Silva Muniz
Nasceu em 17.12.1977, em Cairu, Bahia, Brasil
Mede 1,75m
Que dizer de um jogador que é amado pelos adeptos do seu clube e odiado pelos adeptos dos clubes rivais?
Dizer talvez que é um jogador decisivo e que marca muitos golos. Que nos faz vibrar e irrita os demais.
Liedson só jogou em grandes clubes. Antes de chegar ao Sporting (92 jogos, 55 golos), em 2003/2004, havia passado pelos 2 maiores do Brasil: Flamengo (24 jogos, 14 golos) e Corinthians (14 jogos, 10 golos).
Perspectiva para 2006/2007: Melhor marcador do campeonato e grande obreiro da conquista do título.

9. Deivid de Sousa
Nasceu em 22.10.1979, em Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, Brasil.
Mede 1,80m.
Chegou ao Sporting em 2004/2005 e não correspondeu ao que se esperava dele e ao que nele foi investido. Não chega aos calcanhares de Liedson nem creio que mereça jogar num clube com a dimensão do Sporting. Sem falar que passou a época a mostrar que estava desejoso de se ir embora. Será que deu para perceber que não gosto mesmo nada deste fulaninho?
Perspectiva para 2006/2007: A não ser que Paulo Bento seja ceguinho e/ou masoquista, Deivid será o suplente dos suplentes.

20. Yannick Djaló
Nasceu em 05.05.1986, em Bissau, Guiné Bissau
Mede 1,71m
Será a sua primeira época na equipa principal do Sporting. Mas não é este o primeiro ano que ouvimos falar dele. Já nos tempos de Lazlo Boloni, quando a vida era bela e Jardel um jogador de futebol, o Djaloito tinha ganho uma grade de Coca-Colas, oferecida pelo treinador, por marcar um golito entre os grandes da equipa.
O que me espanta nestas coisas é que, com a falta de atacantes que existe no Sporting, e no futebol português, só nesta época Djalo venha para o plantel principal. Afinal o rapaz é novito mas já tem 20 anos.
Perspectiva para 2006/2007: Fará par com Liedson no ataque e marcará quase tantos golos como o colega.

80. Carlos Eber Bueno Suárez
Nasceu em 10.05.1980, em Artigas, Uruguai.
Mede 1,78m
Outra estreia no Sporting e em Portugal.
No Penarol, seu clube no Uruguai, era chamado de “El Loco”, pela forma tresloucada e original com que comemorava os muitos golos que marcava. Em França, no PSG, parece que não teve muitas oportunidades para desenvolver essa sua faceta, uma vez que pouco jogou por estar “tapado” pelo “nosso” Pauleta. Vem por empréstimo do clube parisiense.
Tem 15 intrenacionalizações pelo Uruguai.
Perspectiva para 2006/2007: Espreitará um lugar na equipa e fará esquecer Pinilla (não é pouca coisa...)

Sporting 2006 / 2007

O Sporting apresentou-se ontem aos sócios.

Entraram: Rui Patrício, Miguel Veloso, Yannick Djaló (os 3 vindos dos juniores), Ronny (ex-Corinthians), Carlos Paredes (ex-Reggina), Pontus Farnerud (ex-Strasburg) e Carlos Bueno (empréstimo do PSG)

Saíram: Nélson (fim de contrato), Edson (Leg. Varsóvia), Hugo (Vit. Setúbal), Luís Loureiro (Est. Amadora - emprestado), Silva, Ricardo Sá Pinto (fim de contrato - St. Liége) e Koke

Emprestados: não tenho espaço no blogue para os mencionar a todos.

Eis o plantel para a época 2006 / 2007:

1 – Ricardo
16 – Tiago
22 – Rui Patrício
15 – Miguel Garcia
78 – Abel
4 – Anderson Polga
13 – Tonel
24 – Miguel Veloso
12 – Marco Caneira
8 – Ronny
27 – Custódio (cap)
28 – João Moutinho
76 – Carlos Paredes
17 – Rudolph Douala
18 – Nani
10 – Carlos Martins
21 – Pontus Farnerud
30 – Leandro Romagnoli
34 – João Alves
11 – Rodrigo Tello
9 – Deivid
20 – Yannick Djaló
31 – Liedson
80 – Calos Bueno
19 - Alecsandro

segunda-feira, agosto 21, 2006

SCP x Inter - Parte II

O Sporting apresenta-se daqui a pouco aos sócios em Alvalade.
O “Jogo do Centenário” será com o Inter de Milão.
Ouvi há pouco nas notícias da RTP1 que as duas equipas já se encontraram por 4 vezes e nunca o Sporting marcou um golo a estes italianos.
Lembrei-me, então, que, curiosamente, o primeiro jogo internacional que me lembro de ver do Sporting foi precisamente frente ao Inter, no anterior Alvalade, ali mesmo ao lado. Foi em 1991, para as meias finais da Taça Uefa. Como eramos novinhas para ir sozinhas à bola, a minha mãe encarregou-se de acompanhar as suas 2 filhas. Comprou 2 bilhetes – 2 laterais –, já nessa altura vendidos a preços exorbitantes. O truque seria mandar uma das filhas adiantar-se na fila e ficar com a outra um pouco mais atrás. Quando o porteiro pedisse o bilhete à filha um pouco mais à frente, esta esgueirar-se-ia por entre a multidão e a mãe diria que não a conhecia de lado nenhum, que só tinha uma filha, aquela ali mesmo ao lado. Parecia que o plano não tinha hipóteses de resultar. O certo é que apesar de descoberto, o condescendente porteiro lá deixou entrar as 3 garotas, sem que antes, no entanto, não dessa uma valente reprimenda à mais velha delas todas.
Ai que vergonha que as mães nos fazem passar! Ai o que as mães não fazem por nós!
Resultado: Sporting sempre no ataque mas... 0x0. Se fosse raguebi, Oceano teria tido uma noite gloriosa. Mas não era. E, como o Sporting em Itália, 2 semanas depois, sofreu 2 golos e voltou a não marcar, foi afastado da final. Bem vistas as coisas, talvez tenha sido melhor assim. Afinal, que vergonha a mamã não nos faria passar para nos levar à final da Uefa?

domingo, agosto 20, 2006

A Semana dos Maiores - 19-20 Agosto

Não fosse o golo do Flamengo no último minuto da partida e teria sido um fim de semana para esquecer entre os meus "maiores".
Antes da vitória do Fla por 1x0 sobre o Grémio, já o River Plate tinha perdido por 1x3 com o Racing e o Tottenham por 2x0 com o Bolton.
Para a semana o Sporting e a Académica juntam-se a estes em jogos "a doer". E com resultados diferentes, espero.
Aaron Lennon não chegou para o Bolton.

1.º em 2006


Andy Roddick, ex-n.º 1 do mundo no ténis, ganhou hoje o seu 1.º título do ano - em Cincinnati. Comemorado com todos os espectadores em grande estilo, com os da 1.ª fila a terem direito a um "hang-five" do A-Rod.
O outro finalista, Juan Carlos Ferrero, também ele ex-n.º 1 do mundo, já não estava muito habituado a estas andanças. Foi a sua 1.ª final do ano e títulos já nem vê-los desde há 3 anos (!).
Curiosamente, a final de 2003 do US Open, o Slam que já está ai à porta, foi disputada por estes 2 tenistas, com Roddick a ganhar o seu 1.º grand slam (e único até à data). Nesse mesmo ano, também Ferrero ganhou o seu único slam, em Roland Garros. As semelhanças entre os 2 não param por aqui - 2003 foi, igualmente, o ano em que se tornaram n.º 1 no ténis.
Será um bom prenúncio para o final de temporada de ambos?

quinta-feira, agosto 17, 2006

Jesualdo, a Pantera Azul

Não gosto de Jesualdo. Por isso já tinha visto com agrado a sua passagem pelo Benfica. Vejo agora com agrado a sua passagem pelo Porto, clube de que não gosto. Tal como tinha visto com desagrado a passagem de Fernando Santos pelo Sporting, clube de que gosto (e não é pouco). E que vejo agora com agrado a sua passagem pelo Benfica, outro tal de que não gosto (e não é pouco).
Jesualdo deixou o Braga, na época passada, consolidado como o 4.º clube do nosso futebol. Decidiu-se a abraçar o projecto de levar o Boavista de volta a esse mesmo lugar que já foi seu e que o Braga havia tomado, muito por culpa de Jesualdo. Seria por isso um grande desafio para um homem do futebol português que, aos 60 anos, e excluindo uma liderança nos 3 grandes ou na selecção nacional (que pareciam inacessíveis, por já preenchidos), estava no topo da sua carreira como treinador.
Mas... como as coisas mudam de uma hora para a outra...
O lugar no Porto ficou, entretanto, vago e Jesualdo, um senhor, não hesitou em mandar às malvas o Boavista a 2 semanas do início da época que se encontrava a preparar no clube, para ir para os braços do rival da Invicta.
Por mim tudo ok. Já não gostava do senhor e não sou do Boavista. De contrário, ter de aturar com as pandeiretas da escola de samba do FêCêPê seria fraco castigo.

terça-feira, agosto 15, 2006

Naide de Prata


Naide Gomes ganhou a sua 1.ª medalha - de prata - numa grande competição ao ar livre (já estava habituada às medalhas nas competições em pista coberta).
Foi no salto em comprimento e assim lá vamos vendo os nossos atletas a chegar alto em disciplinas mais técnicas. A bandeira de Portugal foi mostrada no estádio. À chegada ao aeroporto de Lisboa foi a bandeira do Sporting a ser mostrada.
No balanço dos Campeonatos da Europa em Gotemburgo, numa das melhores participações de sempre dos nossos atletas, 2 medalhas de ouro para Francis Obikwelu (100m e 200m), a dita de prata para Naide no comprimento e uma de bronze para João Vieira nos 20km marcha. Para além das medalhas, também um excelente 4.º lugar para Nélson Évora no triplo salto, com gostinho de subida ao pódio.

sexta-feira, agosto 11, 2006

2 Francis 2


quinta-feira, agosto 10, 2006

O Sr que se segue é...

Co Adriaanse demitiu-se de treinador do FcPorto, a 3 semanas do começo do campeonato.
É a versão oficial, embora todos os adeptos pareçam achar que já foi tarde. Quanto à Sad tripeira, essa, não perdeu tempo e já mandou vir de volta Postiga, um atacante, aquilo que terá estado na base da demissão do holandês. Ou seja, Co Adriaanse queria mais um atacante, "nem que o fosse buscar à rua", mas aparentemente Postiga (nem nenhum outro) não andava pela rua.
Quase que aposto que Pinto da Costa não irá perder a oportunidade de ir buscar José Peseiro para a frente do seu clube. E se assim for, então, aposto ainda mais que a Sad portista não irá deixar que a comunicação social faça a caminha ao bom do Zé.

quarta-feira, agosto 09, 2006

Apresentação

Afinal o jogo de apresentação do Sporting aos sócios não terá Pablo Aimar. Em vez do Zaragoça vem o Inter de Milão.
Talvez seja mais condizente com o títtulo de "jogo do centenário", apesar de o Inter ser dos clubes que menos gosto de Itália.
Em troca teremos no nosso relvado Javier Zanetti, Luís Figo, Esteban Cambiasso, Adriano e Hernan Crespo. Para espectáculo de futebol nada mau termos cá estas estrelas a juntar às nossas.

terça-feira, agosto 08, 2006

Novas Camisolas


Uma ajuda para os mais distraídos.
Eis as novas camisolas (e patrocinadores) de Tottenham, Manchester United e Real Madrid.

segunda-feira, agosto 07, 2006

Mais doping

De vez em quando lá volto ao tema do doping. Não tantas vezes como os casos que vão surgindo publicamente. Se assim fosse, não faria mais nada durante o dia a não ser escrever, escrever e escrever, com a única novidade a acrescentar a cada texto ser o nome de mais um desportista apanhado na rede do doping. Desportista de topo, acrescente-se.
Com o arquivamento do “caso Nuno Assis” todos nós ficámos mal. O atleta, por não ver provada a sua suposta inocência, e o Estado e suas instituições enquanto personalidades declaradamente envolvidas na luta contra o doping por não conseguirem levar a prova que tinham entre mãos pelo menos até ao fim do processo e correspondente julgamento.
Aqui há uns anos Ben Johnson era o mau da fita por, após ter recebido a medalha de ouro nos JO de Seoul, em 1988, ter sido apanhado nas malhas do doping. Veio a ser desqualificado. O prazer e a imensa emoção de ter subido ao mais alto lugar do pódio olímpico, de ter recebido a medalha de ouro e de ter ouvido o seu hino ninguém lho tirará; o desgosto do então 2.º classificado não ter subido ao mais alto lugar do pódio para ouvir o seu hino, nenhuma medalha de ouro e nenhum registo na história de campeão olímpico atribuidos a posteriori substituirão tal momento negado pela batota. Naquele caso de 1988 seria assim não fosse o 2.º classificado Carl Lewis, por muitos e longos anos considerado o “desportista do século”, tendo ganho 10 medalhas olímpicas (9 de ouro). Acontece que em 2003, o bom do Carl, o impoluto Lewis, admitiu que testou positivo 3 vezes por utilização de estimulantes ilegais nos trials para os JO de 1988! Por engano, claro.
A história vem de longe, como se vê. E nunca deixou de tocar aos grandes. A questão é que pensamos que a vergonha não compensa (a minha ingenuidade fala sempre mais alto), que os poderes públicos andam em cima, que os patrocinadores não se aliam aos batoteiros, que o doping mata, que..., que...

No que diz respeito ao ciclismo, provavelmente, e infelizmente, será difícil olhar para um ciclista e achar que ele não faz uso de substâncias ilícitas para fazer face ao esforço desumano a que está sujeito a maior parte do tempo na sua actividade desportiva. Depois do escândalo que houve pré-Tour de França deste ano, com o afastamento, entre outros, de Jan Ulrich (aquele que era apontado como o sucessor de Lance Armstrong) e do nosso medalhado olímpico Sérgio Paulinho, pensava-se que este Tour seria do mais limpo da história. Pois. O vencedor, Flloyd Landis foi apanhado numa etapa com doping (diz ele que bebeu umas cervejas e uns gins a mais na noite anterior a essa malfadada etapa...). Tal não evitou que não fosse a tempo de chegar e subir ao maior degrau dos Campos Elísios com a amarela vestida.

Como se não bastasse esta “tragédia” desportiva, também Justin Gatlin, o campeão olímpico em título da, provavelmente, prova desportiva mais cativante e vista em todo o planeta – os 100m – assumiu há dias que também testou positivo no princípio do ano. Que pelo menos não sobre nada de semelhante para o seu vice-campeão de então. Sim, porque os nossos não se dopam!
O melhor era criarem, em cada modalidade, duas categorias: a dos limpos e a dos dopados.
Quem quereria correr na dos dopados? Aposto que ninguém. Aceitam-se sugestões.

quarta-feira, agosto 02, 2006

O Mercosul do Sporting

O Sporting faz mesmo questão de se internacionalizar.
Se uns escolhem a Europa, outros o Oriente ou a África.
O Sporting preferiu a América do Sul e especializou-se no Mercosul: temos Liedson como representante do Brasil, Romagnoli como representante da Argentina, Paredes como representante do Paraguai e Bueno como representante do Uruguai. Como observador do Chile temos Tello e espero mesmo que não passe disso – um mero observador para não estragar o relacionamento futebolístico na equipa.

terça-feira, agosto 01, 2006

Payasito

Corre a notícia, penso que ainda não confirmada pelo Sporting, de que o jogo de apresentação será com o Zaragoça.
Grande coisa, diria eu há um mês atrás.
Acontece que, depois de ter passado pelo susto de ver escrito num jornal cá do burgo da possibilidade de Pablo Aimar vir a ser envolvido no negócio do Benfica e Valência para a transferência de Simão, fiquei aliviada com a sua venda ao Zaragoça e passo agora pela alegria de poder ir ver pela primeira vez Pablito jogar ao vivo.
Com muita pena minha (e imagino que também com grande pena dele), não irá jogar toda a época em Alvalade, mas pelo menos alguns minutos de Agosto virá cá bailar um tango. Imagino também que o irá fazer só para mim.