Futebol é Para Meninas

O Blogue de Todos os Desportos

quinta-feira, junho 29, 2006

Jogos dos 4.ºs de final

Os jogos dos 4.ºs de final, a começar já amanhã, são os seguintes:

30 Junho, 16:00, Alemanha x Argentina
30 Junho, 20:00, Itália x Ucrânia
01 Julho, 16:00, Inglaterra x Portugal
01 Julho, 20:00, Brasil x França

Quem vai passar às meias finais não sei. Mas sei a quem gostaria que isso acontecesse: Argentina e Ucrânia, Portugal e Brasil.


Que os alemães não estejam com a pontaria afinada, são os meus votos para amanhã.

Acerca da possibilidade de umas meias-finais entre Portugal e Brasil, Luis Figo é que respondeu acertadamente à pergunta de um jornalista brasileiro sobre se os portugueses e brasileiros da nossa selecção não falavam e brincavam sobre o assunto:
“Primeiro vamos ter que ganhar o nosso jogo. Nós e os brasileiros”
Figo chamou, assim, os brasucas à terra, que parece que já se esqueceram que vão defrontar aquele “velhinho quase careca” que lhes marcou 2 golos numa final ainda há 8 anos.

O Artilheiro


O 15.º golo de Ronaldo em mundiais.
Ronaldinho, Ronny, Fénomeno, Gordo, Ronaldo, o que quiserem, é ele o jogador de todos os tempos que marcou mais golos em campeonatos mundiais.
15 golos - 4 em 1998, 8 em 2002 e 3 em 2006.

Cantinho do Mundial - Dia 19 – 8.ºs Final

Brasil 3x0 Gana
Foi no Gana que CarlosAlbertoParreira começou a sua carreira de treinador de futebol profissional, em 1967, e onde diz que aprendeu a ser homem e a não ter medo da dificuldade. No entanto, o Brasil não foi muito simpático para com os ganeses. Ronaldo entrou logo a marcar e, levantem-se senhores, está encontrado o novo artilheiro de todas as copas. 15 golos. Os ganeses foram à procura do golo do empate e não marcaram porque não calhou e porque Dida tudo defendeu. O Brasil só jogava em contra-ataque (!) e voltou a marcar por Adriano sob a hora do descanso. A injustiça do resultado estava feita. Os brasucas ainda marcaram mais um por Zé Roberto para o exagero ser completo.

Espanha 1x3 França
Os espanholitos marcaram 1.º, por Villa, de penálti, mas os franceses empataram ainda na 1.ª parte, por Ribery (finalmente). Foi já nos 10 últimos minutos que os bleues decidiram a partida, com golos de Vieira e Zidane.
Nuestros hermanos terão de esperar mais 4 anos para mostrar que merecem de facto ser incluidos no lote de favoritos a ganhar um mundial, contrariando assim a realidade que faz questão de os manter no lote dos falhados. Adios, chicos!

quarta-feira, junho 28, 2006

Recorde na Relva


O que mais impressiona nos números que irão ser mencionados a seguir é o facto de serem alcançados numa altura em que a competitividade no ténis é maior do que nunca. Pensava-se que seria impossível na nossa época hegemonias tão dominantes, mas elas acontecem.
Depois de Rafael Nadal ter superado este ano, em pleno Roland Garros, as 53 vitórias consecutivas de Guillermo Vilas na terra batida, Roger Federer superou ontem, em pleno Wimbledon, as 41 vitórias consecutivas de Bjorn Borg na relva.

terça-feira, junho 27, 2006

Las Vegas Kid


Andre Agassi anunciou em Wimbledon – onde venceu pela 1.º vez, em 1992, um Grand Slam – que este será o seu último ano no ténis e que irá retirar-se logo a seguir ao Us Open.
Nunca fui grande fã de Agassi. Se tivesse sido, isso teria dado jeito à minha adolescência e dado mais cor às paredes do meu quarto, enchendo-as de posters dele, numa altura em que o puto dos cabelos (então) compridos enchia as páginas de 10 em cada 10 revistas da moda.
Mas isso não é motivo para não se admitir a sua grandeza no ténis. Os inúmeros títulos (60) não deixam dúvidas. Contemporâneo do grande Pete Sampras, foi Agassi e não Sampras quem conseguiu ganhar todos os 4 slams do ténis, num total de 8 títulos (4 Australia, 2 US, 1 Wimbledon e 1 Roland Garros).
Mas a história dos Agassi no ténis poderá não ficar por aqui. Basta lembrar que tem 2 filhos com Steffi Graf, a maior de sempre nas meninas. Faço a pergunta que eles certamente já não suportarão mais ouvir: como será a mistura do talento destes dois grandes mestres do ténis no futuro? Irá o ténis masculino do futuro ser dominado por Jaden Gil? E o ténis feminino, será ele dominado por Jaz Elle?

Cantinho do Mundial - Dia 18 – 8.ºs Final

Itália 1x0 Austrália

Jogo ideal para as apostas. Quem apostou na vitória (imprevista) da Austrália pensou, com toda a legitimidade, que iria ficar rico. Mas isso foi só até chegar os 92:52. O árbitro tinha dado 3 minutos de descontos, pensava-se que o jogo iria para prolongamento. Não foi porque o senhor do apito viu uma falta para penálti nesse preciso segundo. Ou melhor, só ele viu. Então aqui a menina entrou num dilema. Torcia pela Austrália mas não poderia torcer para que um dos meus jogadores preferidos, Francesco Totti, por acaso italiano, falhasse aquela ocasião para qualificar a sua selecção para a fase seguinte. Mas não falhando, como não falhou, o que sentir por uma Austrália que dominou toda a 2.ª parte e esteve sempre mais perto de marcar do que os italianos? Não consigo imaginar pior injustiça e castigo para uma equipa do que esta trágica decisão do árbitro. Porque errada. O que se viu depois? Os australianos conformados – o jogo terminou ali, a bola já nem foi ao centro para a partida ser retomada – sem reclamarem, sem expressarem por gestos ou palavras a sua revolta. Como seria se fossem os portugueses na sua pele, com inteira razão para lamentar da sua sorte e do erro do que apita?
Agora a outra parte da história, para que esta não fique mal contada ou contada pela metade. A Itália dominou toda a 1.ª parte e só não marcou por puro azar, incompetência e atabalhoamento. 5 minutos depois de a 2.ª parte ter tido o seu início, Materazzi foi expulso – vermelho directo – num lance em que nem sequer falta cometeu (acertou antes na perna do seu colega italiano que corria juntamente com o australiano). Após esta errada decisão do árbitro a Austrália passou a dominar o jogo e a Itália perdeu-se e o único remate que conseguiu na 2.ª parte foi o do penálti.
Com o penálti no último suspiro da partida a Itália reforça a sua fama de selecção (tal como os seus clubes) com mais paia no universo, onde o golo há-de sempre cair-lhes do céu.

Suiça 0x0 Ucrânia (0x3 após marcação de penáltis)
Num dos piores jogos do mundial, com 0 golos marcados em 120 minutos e praticamente nenhumas situações para os concretizar, Suiça e Ucrânia foram para o desempate por grandes penalidades. Nem aí a Suiça conseguiu meter qualquer bola dentro da baliza, mesmo tendo 3 chances para tal. Os ucranianos começaram por falhar o 1.º penálti, pela estrela e capitão Shevchenko, mas depois não mais falharam.
Curioso que a Suiça tenha sido corrida do mundial sem que tenha sofrido qualquer golo. Se não é inédito andará lá perto.
A Ucrânia agora irá apanhar com a Itália nos 4.ºs de final. Acontece que aqui a sorte que acompanhou ambas nos 8.ºs de final só poderá continuar com uma das selecções. Comecem a acender as velinhas.
O guarda-redes ucraniano foi o herói da noite ao defender 2 penáltis e ver a bola bater na trave num outro

segunda-feira, junho 26, 2006

Esta é a nossa bandeira


Exceptuando uma possível derrota, que felizmente não aconteceu, a noite não poderia ter sido pior para a nossa imagem.

Reforços

Sávio de volta ao Flamengo.
Ariel Ortega de volta ao River Plate.
Pontus Farnerud de volta à I divisão, simpatia do Sporting, depois do seu anterior clube o Estrasburgo ter caido para a II de França. Pelo menos o sueco é bem bonito e vai dar para vender umas novas camisolas Puma.

Cantinho do Mundial - Dia 17 – 8.ºs Final

Inglaterra 1x0 Equador

David Beckham, de livre, trouxe o único momento de futebol e de emoção ao jogo.
Os sul-americanos não conseguiram repetir o que de bom fizeram nos 2 primeiros jogos e pareciam felizes por estar a perder só por um. Isto frente a uma Inglaterra que também não fazia nada de jeito. Parece que foi um dos jogos mais fracos de todo o campeonato.
No que diz respeito à Inglaterra e face ao joguinho da treta que tem vindo a colocar em campo, já há quem questione se esta é a geração de ouro dos ingleses (Beckham, Gerrard, Lampard, Rooney, Owen) então o seu treinador (Eriksson) é o quê?

Portugal 1x0 Holanda
Se o outro jogo da tarde (Inglaterra x Equador) não tinha tido nem futebol nem emoção, este teve emoção a mais, apesar de ter tido futebol a menos.
Infelizmente é difícil fugir à realidade e a realidade do jogo foi muito triste para todos os que gostam de futebol. Foi aqui batido o recorde de cartões mostrados num só jogo do mundial: 16 amarelos (9 para Portugal, 7 para a Holanda) e 4 vermelhos (2 para cada). A imprensa de todo o mundo é unâmine nas manchetes: violência e emoção são as palavras que mais aparecem. Pena. No que me toca, fico apenas contente por ver que ao contrário das más figurinhas de 2000 (cerco de metade da equipa de Portugal ao árbitro após este ter assinalado penálti por mão de Abel Xavier) e de 2002 (punhalada de João Pinto ao árbitro) as de 2006 vieram na sequência do trabalho incompetente de um árbitro. Não é grande desculpa mas agrada-me ver que todo o mundo o aponta como réu.


O que se passou então?
A Holanda entrou bem no jogo e teve logo no 2.º minuto uma jogada muito boa que resultou num remate a rasar o nosso poste. Nesse mesmo minuto foi mostrado o 1.º cartão amarelo a um holandês. Ao minuto 6 veio o 2.º amarelo a um holandês. Ambas as faltas foram sobre Cristiano e esta 2.ª valia o vermelho. Foi o 1.º grande erro do árbitro. Na sequência da falta violenta ao minuto 6 não mais Cristiano conseguiu jogar à bola, com dores.
No entanto, mesmo lesionado, Cristiano ainda fez o passe da jogada que viria a dar o único golo da partida, por Maniche (que também já tinha amarelo), aos 23 minutos (os holandeses já devem começar a tremer todos quando vêm Maniche à sua frente). Pouco depois Cristiano foi substituido.
Costinha, que já tinha um amarelo desde os 31 minutos e que depois disso já tinha feito uma falta não assinalada pelo árbitro que lhe poderia muito ajustadamente dar o 2.º amarelo, resolveu pôr a mão na bola numa zona do campo que não fazia mossa para ninguém e viu mesmo o vermelho, por acumulação de cartões. Não sei o que passa pela cabeça de um jogador tão experiente e que tem a plena confiança do treinador fazer um disparate tão idiota.
Com menos 1 em campo, Scolari começou a 2.ª parte tirando Pauleta (só se viu em campo quando na pequena área falhou um golo fácil) e fazendo entrar Petit. Este levou de imediato o seu cartãozinho e pensava-se que iria ser um massacre de futebol laranja. Afinal não foi. O árbitro já tinha perdido a cabeça e os jogadores perderam-na também.
Luis Figo, com o jogo parado, resolve dar uma cabeçada num holandês e a sua sorte foi o árbitro não ter visto essa nova faceta da carreira do nosso capitão chegada tardiamente, aos 33 anos. Mais sorte teve ainda Figo de alguém ter contado ao árbitro o que se teria passado e de este lhe resolver erradamente mostrar apenas o amarelo. Com esta penalização durante o próprio jogo, e segundo as regras da fifa, deixa de ser possível uma nova penalização - como seria o caso de utilizarem as imagens para o castigar a posteriori.
As coisas não estavam lá muito bem. A Holanda tentava marcar e os nossos pareciam defender a todo o custo. Mesmo. Mas continuavamos em vantagem.
Tudo acalmou um pouco para o nosso lado quando Boulahrouz (o tal que atirou Cristiano para o doutor aos 6 minutos) deu uma cotovelada em Figo. Também aqui poderia ter visto o vermelho directo mas não. Viu apenas o amarelo mas como era o 2.º deu no mesmo. Ficavamos a jogar 10 contra 10.
Achavamos que o jogo estava feio? Que dizer do minuto 73 quando depois do árbitro ter interrompido uma jogada em que os portugueses tinham a bola os holandeses, indo contra todas as regras do fair play, não a devolvem, como é da praxe? Pior, com os jogadores portugueses na expectativa de que as recomendações da fifa sobre o fair play fossem acatadas e vendo o holandês a correr como um louco com a bola na direcção da nossa baliza, a Deco não restou outra solução se não pará-lo com falta que deu amarelo. Pior ainda, 5 minutos mais tarde, Deco faz fita, retém a bola por 2 ou 3 segundos, Cocu faz fita e o árbitro mostra o 2.º amarelo a Deco e rua! Novamente Portugal em inferioridade numérica. Mas aí parecia já não haver nada a fazer. Com toda a gente de cabeça perdida, o futebol era o grande ausente da festa. Nas bancadas, todavia, a correcção imperava. Nos 6 minutos de descontos que o árbitro deu houve ainda tempo para se bater o tal recorde que ninguém desejava: mais uma expulsão para um holandês, Van Bronckhorst. Nesta sequência viu-se a que para mim foi a imagem mais bonita da noite: os 3 expulsos, sem Costinha, sentados lado a lado a ver o jogo e a conviverem. Mais uma prova de que o problema não esteve só nos jogadores.
Houve emoção, houve sim senhor. E houve um vencedor justo, também houve sim senhor. Mas não é disso que nos vamos lembrar quando recordarmos este jogo.

Só para lembrar: Portugal fez 10 faltas e viu 9 amarelos.

Cantinho do Mundial - Dia 16 – 8.ºs Final

Alemanha 2x0 Suécia

Aos 12 minutos, o país organizador do mundial já estava a ganhar por 2. O às vezes talentoso e às vezes tosco Podolski fez os 2 golos. Fazendo jus à máxima de Pimenta Machado “no futebol o que hoje é verdade amanhã é mentira” Podolski já é outra vez o talentoso. No entanto, o homem do jogo foi o seu vizinho Klose, mesmo sem marcar nenhum golo. Para os suecos, o jogo foi uma complicação. Fora o facto de terem de recuperar os 2 golos, viram um seu jogar expulso no fim da 1.ª parte e ainda se deram ao luxo de falhar um penálti, por Larsson. No fim, o discurso dos suecos foi aquele que muito se ouve por cá: o árbitro não nos deixou ir mais longe.
Vão-se os compatriotas de Ibrahimovic e Ljungberg, ficam-se os compatriotas de Ballack e Klinsmann.

Argentina 2x1 México

A Argentina andava a jogar bem, talentosa, dominadora, arrojada, confiante – só elogios. Então o que se passou para entrar tão encolhida e medrosa frente a uns mexicanos que não vinham jogando bem e pareciam não meter medo a ninguém? É certo que os mexicanos entraram super motivados e marcaram, merecidamente, logo aos 6 minutos pelo seu capitão Marquez. Mas Crespo conseguiu igualar 4 minutos depois. Pensou-se que os argentinos iriam tomar conta do jogo. Não foi assim. Os mexicanos talvez tivessem estado sempre mais perto de alcançar a vitória ou, pelo menos, pareciam desejá-la mais do que os argentinos. O jogo foi para prolongamento e aí, à capacidade de sofrimento que os das pampas vinham mostrando, juntou-se finalmente o talento e o momento do jogo apareceu – o golão de Maxi Rodriguez, em que recebeu o passe de Sorin no peito e, sem deixar cair a bola no chão, rematou-a em balão bem longe da entrada da área e esta só parou dentro das redes da baliza dos mexicanos.
Ufa! Alívio para os argentinos. Ufa! Alívio para esta portuguesa.
Vamos Argentina!

Com a saída do México deste mundial, vão-se as imagens das criativamente foleiras gravatas do seu treinador Ricardo La Volpe, argentino de nascimento e ex-campeão mundial em 1978 que, aquando da passagem dos hinos, optou por escutá-los fora do relvado, no túnel de entrada.

sábado, junho 24, 2006

Jogos dos 8.ºs

Os jogos dos 8.ºs de final serão os seguintes:

- Alemanha x Suécia
Espero que ganhem os alemães, apesar de os suecos em prova darem outro colorido às bancadas. E aos olhos...

- Argentina x México
Vamos Argentina!

- Inglaterra x Equador
Inglaterra, para que possam perder o próximo com Portugal.

- Portugal x Holanda
Últimos 9 jogos entre as 2 selecções: 5 vitórias para Portugal, 3 empates, 1 derrota. Porque não esperar mais uma vitória?

- Itália x Austrália
Desculpa Totti, mas estou pelos aussies e pelo Hiddink – a competência mora aqui.

- Suiça x Ucrânia
Os suiços vão ser a surpresa do mundial.

- Brasil x Gana
Aí Brasiuuu!

- Espanha x França
Os franceses dão a volta por cima e afastam os sempre falhados espanhóis.

Os Prognósticos e os Resultados

Só para lembrar, os meus prognósticos de passagem à fase seguinte eram:

Grupo A: Alemanha e Polónia (o Equador surpreendeu nos 2 primeiros jogos e a Polónia não fez nada para passar de fase);

Grupo B: Inglaterra e Suécia (acertei em cheio);

Grupo C: só no fim é que se fariam as contas (afinal a contabilidade pode ser fechada a uma jornada do fim);

Grupo D: Portugal e México (novamente em cheio);

Grupo E: Itália e Rep Checa (Checos estragaram a matemática e ganeses entraram no seu lugar);

Grupo F: Brasil e Japão (a culpa não foi minha: a maldição de Zico em mundiais é que afastou o Japão; a competência de Hiddink é que ajudou a Austrália);

Grupo G: França em 1.º, Suiça e Coreia a disputarem o 2.º lugar (afinal a Suiça ficou descansadamente no 1.º lugar e os franceses e coreanos é que ficaram a disputar a outra vaga);

Grupo H: Ucrânia e Tunísia (tiro completamente ao lado: nuestros hermanos ganharam tudo e os tunisinos, ex-campeões africanos, não mostraram nada).

Balanço da 1.ª fase do mundial:

Selecções só com vitórias:
Alemanha, Portugal, Brasil e Espanha

Selecções só com derrotas (=0 pontos):
Costa Rica, Sérvia & Montenegro e Togo

Selecções com mais golos marcados:
Alemanha, Argentina e Espanha (8 golos)
Brasil (7 golos)

Selecções com menos golos marcados:
Trindade & Tobago (o golos)
Togo e Angola, (1 golo)

Selecções com menos golos sofridos:
Suiça (0)
Argentina, Holanda, Portugal, Itália, Brasil, França e Espanha (1)

Melhor marcador da 1.ª fase:
Miroslav Klose (4 golos)
Fernando Torres (3 golos)
Com 2 golos marcados estão 16 jogadores, entre os quais Ronaldo, Hernan Crespo, Andryi Shevchenko e Steven Gerrard

Homem do Jogo:
Arjen Robben e Alexander Frei foram os únicos jogadores que mereceram esta distinção por 2 vezes

Classificações da 1.ª Fase

Grupo A
1.º Alemanha_______9 pontos___8 / 2 (golos marcados / sofridos)
2.º Equador________6 pontos___5 / 3
3.º Polónia________3 pontos___2 / 4
4.º Costa Rica_____0 pontos___3 / 9

Grupo B
1.º Inglaterra__________7 pontos___5 / 2
2.º Suécia______________5 pontos___3 / 2
3.º Paraguai____________3 pontos___2 / 3
4.º Trindade & Tobago___1 pontos___0 / 4

Grupo C
1.º Argentina____________7 pontos___8 / 1
2.º Holanda______________7 pontos___3 / 1
3.º Costa do Marfim______3 pontos___5 / 6
4.º Sérvia & Montenegro__0 pontos___2 / 10

Grupo D
1.º Portugal__________9 pontos___5 / 1
2.º México____________4 pontos___4 / 3
3.º Angola____________2 pontos___1 / 2
4.º Irão______________1 pontos___2 / 6

Grupo E
1.º Itália_____________7 pontos___5 / 1
2.º Gana_______________6 pontos___4 / 3
3.º República Checa____3 pontos___3 / 4
4.º EUA________________1 pontos___2 / 6

Grupo F
1.º Brasil____________9 pontos___7 / 1
2.º Austrália_________4 pontos___5 / 5
3.º Croácia___________2 pontos___2 / 3
4.º Japão_____________1 pontos___2 / 7

Grupo G
1.º Suiça_____________7 pontos____4 / 0
2.º França____________5 pontos____3 / 1
3.º Coreia do Sul_____4 pontos____3 / 5
4.º Togo______________0 pontos____1 / 6

Grupo H
1.º Espanha____________9 pontos____8 / 1
2.º Ucrânia____________6 pontos____5 / 4
3.º Tunísia____________1 pontos____3 / 6
4.º Arábia Saudita_____1 pontos____2 / 7

Cantinho do Mundial - Dia 15

Grupo H
Arábia Saudita 0x1 Espanha

Os sauditas nem com as milionárias promessas dos seus sheiks conseguiram uma vitória. Os espanhóis, por seu lado, não se limitaram a fazer descansar os amarelados. Não. Entraram exactamente com 11 jogadores diferentes daqueles que tinham sido titulares nos primeiros 2 jogos. Daí que seja muito fácil – e compreensível – dizer que fizeram um péssimo jogo, principalmente na 2.ª parte, em que os sauditas mereciam ter marcado um golo. Mas tão ingénuos eles foram... E individualmente atabalhoados, porque colectivamente mostraram que sabiam sair para o ataque. Quanto a Espanha, a sua história no grupo fica feita: 3 vitórias em 3 jogos.

Ucrânia 1x0 Tunísia
Os ucranianos, depois do mau começo no mundial, lá conseguiram alcançar a qualificação para a próxima fase. Marcaram por Shevchenko através de penálti duvidoso. E estiveram toda a 2.ª parte a jogar com mais um jogador. Nem assim conseguiram criar muito perigo e voltaram a não jogar bem. Os tunisinos, esses, ficaram pelo caminho.


Grupo G
Togo 0x2 França

Para dependerem apenas deles próprios e passarem à fase seguinte, os franceses sabiam que tinham de ganhar por, pelo menos, 2 golos. O seu treinador lá se decidiu a entrar com 3 atacantes - Henry, Trezeguet e Ribery. No entanto, os golos só apareceram na 2.ª parte, depois de falharem 2 mãos cheias de golos. Marcaram Vieira e Henry, os capitães da noite. Esta foi a 1.ª vitória de França em mundiais depois de 1998, quando foram campeões. Agora irão jogar com os espanhóis, num jogo que se prevê no mínimo interessante e escaldante.

Suiça 2x0 Coreia
Os suiços estavam descansados pois um empate seria suficiente para seguir adiante. Aos coreanos talvez não. Daí que tenham jogado ambos para ganhar. Mas os golos surgiram só para os suiços, por Senderos e Frei. Com o 1.º lugar no grupo evitaram encontrar-se com os espanhóis e vão antes jogar com os ucranianos. Os coreanos é que vão para casa sem conseguirem repetir o excelente 4.º lugar do mundial anterior.
Senderos tem cara de mau e de fulano que não quebra nunca. Confima-se que é assim: marcou o 1.º golo, cabeceando a bola e, acto imediato, a cara do coreano. Ficou com a testa a esvair-se em sangue mas isso parecia não ser nada com ele e saiu esbaforido a comemorar o golo como se estivesse inteirinho.

sexta-feira, junho 23, 2006

Guus Hiddink

Não sei quem ganhará o próximo mundial. Nem sequer o presente mundial. Mas já vou adivinhando quem irá fazer muito boa figura: a Rússia. Com Guus Hiddink na batuta.
Senão vejamos:
Em termos de clubes o holandês apenas brilhou no PSV (e de que maneira, com a então Taça dos Campeões Europeus em 1987/88). Mas em termos de selecções tem tido uma carreira fantástica. Se o 4.º lugar no mundial de 1998 com a Holanda não é nada de surpreendente, o mesmo não se pode dizer do 4.º lugar no mundial de 2002 com a Coreia. E, salvas as devidas proporções, o que dizer da qualificação da Austrália para a 2.ª fase do mundial de 2006?
Com um treinador destes, até o Cascalheira de Cima se arriscava a perder por apenas 1 com o Portugal de Big Phill.

Ronaldo = Muller


Ronaldo está gordo, fora de forma e apático. Qualquer Fred já reclama o seu lugar.
Hoje Ronaldo marcou só 2 golos e foi fazer companhia a Gerd Muller na lista dos melhores marcadores de sempre em mundiais - apenas 14. Aposto como até ao fim do torneio o alemão vai voltar a ficar sozinho na lista: Mas desta vez no 2.º lugar.

Cantinho do Mundial - Dia 14

Grupo E
Rep. Checa 0x2 Itália

A Rep. Checa ficou fora do mundial. Uma grande surpresa, ainda para mais vinda daquela selecção que havia realizado um grande 1.º jogo e convencido os analistas de que seria uma dos candidatas ao título. Afinal... parece que o "grupo da morte" era este. A fava tocou aos checos. Os italianos marcaram por Materazzi quando o jogo estava equilibrado. Se tudo estava complicado para os checos, pior ficou quando tiveram de jogar toda a 2.ª parte com menos 1 jogador. Aí os checos tentaram tudo por tudo para dar a volta ao jogo, ainda que não tenham conseguido criar oportunidades de golo. Os italianos, esses, podiam ter marcado por uma série de vezes em contra-ataque. O 2.º golo só veio a 3 minutos do fim por Inzaghi.
Com o 1.º lugar no grupo os italianos evitaram o Brasil e vão agora defrontar a Austrália.



Gana 2x1 EUA
Na estreia dos ganeses em mundiais conseguiram logo alcançar a 2.ª fase. Uma surpresa, apesar que dos africanos tudo é possível. Infelizmente para eles perderam Essien para os 8.ºs de final com o Brasil, por acumulação de amarelos. Quanto aos americanos, não conseguiram confirmar a surpreendente campanha do último mundial. Levam para casa apenas 1 ponto - mas conseguido frente aos italianos, os líderes do grupo.


Grupo F
Japão 1x4 Brasil

O Japão marcou 1.º e ainda acreditou. Mas o Brasil, com Cicinho e Gilberto nas laterais, substituindo os "velhadas" Cafu e Roberto Carlos, foi outra loiça. Melhorou substancialmente, ainda com Robinho no lugar de Adriano, e já deu espectáculo a espaços. Mais importante: marcou 4 golos, o que verdadeiramente interessa no futebol. Golos de Ronaldo (2), Juninho Pernambucano e Gilberto.

Croácia 2x2 Austrália
Jogo entre compatriotas. Senão, vejamos: 7 da equipa dos aussies, apesar de terem nascido na Austrália, são descendentes de croatas (são eles o capitão Mark Viduka, Jason Culina, Tony Popovic, Josip Skoko, Ante Covic, Zeljko Kalac e Marco Bresciano); na equipa dos croatas, 3 nasceram na Austrália mas optaram por defender as cores da Croácia (Josip Simunic, Joe Didulica e Anthony Seric). Mas no jogo de hoje já se sabia que uma das 2 nações iria ficar a chorar. No caso, tocou aos croatas levar um chuto para fora do mundial. Ou seja, o mundial fica com menos colorido - o das camisolas dos quadradinhos encarnados e brancos.
Jogo polémico, em que o golo da qualificação australiana, por Kewell, foi marcado em fora de jogo não assinalado (mas também... a jogada foi tão rápida, confusa e a molhada era tanta que me parece bastante desculpável o "erro"). Outra polémica, esta para rir, foi o facto do croata Simunic ter visto por 3 vezes o cartão amarelo. Foi mesmo assim. O protegido da Uefa, Graham Poll, esperou pelo fim do jogo para lhe mostrar pela 3.º vez o amarelo e, logo de seguida, o vermelho. Mas valha a verdade que as arbitragens, por muito que os nossos reclamem, não têm comprometido por aí além.

quinta-feira, junho 22, 2006

Cantinho do Mundial - Dia 13

Grupo D
Portugal 2x1 México

Olé!

O México entrou a "matar" com os seus hinchas a dar olés, como tinham feito com Angola. Correu mal. Em contra-ataque Maniche fez o 1.º para Portugal, logo aos 6 minutos. Os mexicanos acusaram o toque. Pior ainda quando, aos 24 minutos, o seu capitão e estrela da companhia, Rafael Marquez, resolve de forma amadora colocar a mão na bola dentro da área. Penálti marcado por Simão (há sapos e riscos que têm de ser engolidos e corridos quando se vê Portugal jogar) e 2x0 para nós. Um pouquinho depois, aos 29 minutos, Fonseca (melhor em campo para a Fifa) reduz para o México. Golo em consequência de canto, com a bola a entrar ao 2.º poste onde num raio de uns 5 metros se encontravam apenas 2 mexicanos e 0 portugueses. O tipo de golo que se viu muitas vezes no começo da época lá para os lados de Alvalade. Sem culpas para Ricardo, no entanto.
Na 2.ª parte assistiu-se a um péssimo jogo por parte de Portugal. Apesar de ter ficado a última meia hora a jogar com mais um, por expulsão de Perez. Vimos os mexicanos serem mais perigosos, falharem um penálti por Bravo. Este esteve particularmente desastrado e falharia uma mão cheia de "golos quase feitos". Alívio para Portugal e com isso conseguimos 3 vitórias em 3 jogos, à semelhança do que aconteceu no mundial de 66 (mas aí frente equipas bem mais poderosas).

Irão 1x1 Angola
Jogo sem muito interesse entre os últimos do grupo. Matematicamente Angola ainda tinha possibilidades de chegar à fase seguinte. Mas era preciso fazer muitas contas, bem ao jeito (antigo?) português. Não deu. Boa prestação, no entanto, daquela que era considerada a mais fraca selecção em prova, a par de Trindade & Tobago e Togo. 2 pontos conquistados em 2 empates e 1 derrota. E 1 golo marcado.
Se for correcta a notícia do Expresso de há 2 ou 3 semanas, Flávio, o autor do golo, vai ganhar como prémio do governo um apartamento, em Luanda, presumo.

Grupo C
Holanda 0x0 Argentina

Quando se viu o sorteio para os grupos pensou-se que este seria "O Jogo" das eliminatórias por estar no "grupo da morte". Erro. Ambas as selecções chegaram ao derradeiro jogo do grupo já qualificadas e não estiveram para muitas canseiras. Fizeram algumas alterações, poupando alguns titulares, e deixaram o jogo rolar. O nulo é, pois, acertado. Pena para os espectadores e amantes do futebol que da Holanda e da Argentina esperam sempre o céu e as estrelas.
A Argentina terminou em 1.º no grupo e irá jogar com o México, treinado por Lavolpe, um argentino. À Holanda irá tocar-lhe Portugal.
No próximo fim de semana Philip Cocu vai jogar pela Argentina ou pela Holanda?

Costa do Marfim 3x2 Sérvia & Montenegro
Os "elefantes" da Costa do Marfim estiveram a perder por 2x0 e conseguiram dar a volta por completo ao marcador. Só por isso esta vitória já seria histórica. Mas tem mais: foi a 1.ª em mundiais (no qual se estreavam). E mesmo sem poder contar com o seu craque de serviço, Didier Drogba, castigado. Para os sérvios foi um mundial (também em estreia) para esquecer - 10 golos sofridos e 3 derrotas em 3 jogos.
Sem surpresas, correu tudo dentro da normalidade e foram as 2 selecções mais cedo para casa.
Podem ter sido o saco de pancada do mundial, mas para as mascotes serão dos mais simpáticos. Igor Duljaj protege a criancinha da chuva.

quarta-feira, junho 21, 2006

Cantinho do Mundial - Dia 12

Grupo A
Equador 0x3 Alemanha

Os alemães venceram os 3 jogos do grupo, o que já não acontecia há uns quantos mundiais. Contra uma selecção do Equador que fez descansar metade dos titulares, mostrando assim não se importar com o próximo adversário (Inglaterra ou Suécia), os alemães foram sempre dominadores. 2 golos de Klose que, assim, chega à liderança dos melhores marcadores (4), e outro de Podolski, que voltou a falhar descaradamente na finalização.
Jurgen Klinsmann. De criticado a campeão?

Costa Rica 1x2 Polónia
Jogo entre selecções que só tinham perdido nos 2 jogos anteriores. Sem surpresa, venceu a Polónia, com 2 golos de Bosacki.
Engraçado, como afirmou o presidente da federação de futebol polaca, hoje houve 5 golos marcados por polacos - estes 2 de Bosacki mais os outros 3 do outro jogo do grupo, de Klose e Podolski, ambos nascidos na Polónia. Não chegou para os polacos se manterem em prova.

Grupo B
Suécia 2x2 Inglaterra

Com as duas equipas praticamente apuradas, faltava decidir quem ficaria em 1.º no grupo e, assim, não apanharia com o papão Alemanha. Bom jogo em que ambas tentaram cumprir esse objectivo, com a 1.ª parte a ter o domínio dos ingleses e a 2.ª o dos suecos. Com o empate, a Inglaterra fica mais um jogo sem ganhar à Suécia, o que já não acontece desde 1968.
Registo ainda para o golo n.º 2000 em mundiais, marcado por Marcus Allback. Os outros golos foram de Joe Cole (um golão, provavelmente o melhor do campeonato; pelo menos até ao próximo jogo) e Steven Gerrard, para a Inglaterra, e Henrik Larsson, bem em cima do minuto 90, para a Suécia.
Mais 2 registos: o amuo de Wayne Rooney quando foi substítuido e o momento triste da noite - nova lesão de Michael Owen (apenas 3 minutos em campo), ainda sem avaliação da gravidade.
O azarado Owen

Paraguai 2x1 Trindade & Tobago
O milagre dos caribenhos chegarem à 2.ª fase não foi possível, por falta de futebol para tal. Os paraguaios, por seu lado, não lhes ficaram muito atrás. Saiem do mundial com apenas 1 (esta) vitória. Nada que possam recordar. Da nossa parte, também não há nada que possamos recordar do seu craque Roque Santa Cruz, a não ser o facto de ter sido eleito o mais sexy do torneio pelos jornais alemães. Muito pouco para se ganhar jogos e passar de fase.

Adios Roque

Poupar

Scolari vai poupar ao jogo de amanhã com o México os 5 jogadores que têm amarelo (Cristiano, Deco, Pauleta, Costinha e Nuno Valente). Já avisou que não os colocará a jogar nem que Portugal esteja a perder por 30x0. Palavras e exagero do próprio.
A este propósito, lembro que quando o Porto se preparava para jogar a meia-final da Liga dos Campeões que viria a vencer, todos achavam que Mourinho tinha um problema: cerca de metade da equipa estava em risco de não jogar a final caso visse amarelo. E que fez Mourinho? Como sempre, mandou os rapazes jogar concentrados na qualificação e concentrados em não cometer faltas para cartão. Resultado: nenhum viu amarelo! E isto num jogo muito mais decisivo e a doer do que o de amanhã.

Lá Como Cá

Quando os vícios estão entranhados, é difícil livrarmo-nos deles.
Miguel, Ricardo e, ao que parece, Scolari estão descontentes com as arbitragens.
Desculpem? Não basta justificar as derrotas com os árbitros, agora é preciso ir buscá-los mesmo quando se vence, ainda para mais frente a equipas de outro campeonato?
O que queriam? A expulsão do iraniano que entrou a matar sobre o Figo? E, caso assim fosse, queriam também a conformidade de critérios que atiraria o Deco para fora desse mesmo jogo?

terça-feira, junho 20, 2006

Cantinho do Mundial - Dia 11

Grupo G
Togo 0x2 Suiça

Os suiços venceram e com isso chegaram ao 1.º lugar do grupo, com os mesmos pontos da Coreia. A França vai ter que jogar o tudo por tudo se não quiser sofrer o 2.º desaire mundial consecutivo.
Vitória com naturalidade, golos de Frei e Tranquillo Barnetta. Gostei do 1.º nome do rapaz.

A desolação. O Togo volta mais cedo para casa.

Grupo H
Arábia Saudita 0x4 Ucrânia

Humilhacão com humilhação se paga. Ainda que os pobres dos sauditas não tivessem nada que ver com o caso. Na verdade, não parecem ter nada que ver com o mundial de futebol. Fraquíssimos no jogo, sem conseguir sequer fazer passes entre si. Os ucranianos marcaram 4 (e com isso equilibraram os golos sofridos com os golos agora marcados) e falharam claramente outros tantos. Depois das apressadas criticas, voltam a ter boas chances de se qualificarem para a fase seguinte. Shevechenko, a estrela, estreou-se a marcar em grandes competições com as cores do seu país.


Espanha 3x1 Tunísia
Depois do grande jogo que a Espanha havia realizado frente à Ucrânia, ninguém esperaria que entrasse a perder com a modesta Tunísia e, principalmente, que os africanos fossem sempre melhores e dominadores no 1.º tempo. Mas foi isso que aconteceu. A fúria tardou em chegar e veio do banco. Raul, a 20 minutos do fim, marcou o golo do empate, com alguma colaboração do guarda-redes adversário, e depois disso não mais os tunisinos voltaram ao jogo. Pura e simplesmente deram o berro - animicamente e fisicamente. Sem surpresa a Espanha passou para a frente do jogo e ainda foi a tempo de fazer um 3.º golo. Com isso garantiu a qualificação.

Fernando "El Nino" Torres marcou hoje 2 golos e fica a liderar a lista dos melhores marcadores com 3.

Os Calções depois das Luvas

Depois de tirar as luvas para defender um penálti no Euro 2004, Ricardo disse hoje que se ajudar Portugal a qualificar-se numa disputa por grandes penalidades neste mundial é capaz de tirar até os calções.
Valerá a pena o sofrimento da marcação de penáltis?

segunda-feira, junho 19, 2006

Deco x Angola e Irão

«Contra equipas deste nível é evidente que quase diria que chegava o Deco» - Pinto da Costa.
Pois, está claro. Deco nem precisaria da companhia de Baia nem de Quaresma.

Cantinho do Mundial - Dia 10

Grupo F
Japão 0x0 Croácia

Jogo sem grande interesse entre os últimos do grupo. Com este empate, ambos se complicaram ainda mais. A Croácia desperdiçou um penálti logo aos 20 minutos de jogo.

Brasil 2x0 Austrália

O Brasil voltou a ganhar. E o Brasil voltou a desiludir todos aqueles que esperam sempre um recital de ataque quando o escrete entra em campo. Nada de mais exigir o mundo àqueles que sempre nos habituaram a isso. O resultado foi algo exagerado, uma vez que a Austrália fez por merecer o empate. Não marcou por inoperância dos seus jogadores. Incrível como um país sem expressão no futebol pode fazer frente ao Brasil. E já havia ganho ao Japão, mantendo, assim, legitimas esperanças de passar da fase de grupos. Rico trabalhinho está a fazer o seu treinador Guus Hiddink, que no último mundial levou a Coreia ao 4.º lugar.
Voltando ao Brasil, Ronaldo jogou um pouco melhor, mas ainda sem conseguir calar o povão. Os golos foram de Adriano - a passe de Ronaldo - e de Fred - após remate de Robinho à barra. Com isso e muito mais, Robinho ficou a reclamar espaço como titular. Na vaga de Ronaldo, certamente. Irá Parreira na conversa?

Grupo G
França 1x1 Coreia


Com um ambiente fantástico nas bancadas, os coreanos não pararam de cantar e gritar mesmo com a sua selecção a perder.
Mas a França gosta de se complicar. Marcou cedo (8minutos) e resolveu não "matar" o jogo. Os coreanos empataram a 10 minutos do fim, quando faziam por isso mas não criavam assim tantas oportunidades. Com isso os franceses ficaram sem depender de si próprios, neste momento, para passar de fase.
3 notas:
- Thiery Henry marcou o 1.º golo francês em mundiais 8 anos e 4 jogos em branco depois;
- Mesmo empatado, o treinador dos bleus voltou a não apostar na entrada de David Trezeguet. Ou melhor, fê-lo entrar aos 91m (!?) de jogo, a substituir Zidane. Pretendia queimar tempo, ou quê? Zidane não gostou e pareceu sair amuado. Trezeguet entrou no relvado a sorrir, não sei se por ter ficado com a braçadeira de capitão ou por ter achado piada a mais uma controversa decisão do seu mal-amado treinador.
- Zinedine Zidane viu o 2.º cartão amarelo no torneio e não joga o próximo - e decisivo - jogo. Se a França não passar de fase será uma despedida azeda do futebol para este jogador que já foi considerado o melhor do mundo e ainda é considerado um dos melhores.

Cantinho do Mundial - Dia 9

Grupo D
Portugal 2x0 Irão

O nosso 2.º jogo no mundial foi melhor do que o 1.º. E não só por termos marcado mais um golo. Não. Jogámos mais. Mesmo assim, ainda longe do "Já damos baile" que serviu de título ao jornal Record. O típico exagero lusitano. A não ser que sirva de motivação para os nossos rapazes. Como se o facto de jogarem o mundial num grupo cheio de segundos planos do futebol não bastasse.
Adiante.
Golão de Deco, já na 2.ª parte, após jogada e passe de Figo. Depois, Figo - novamente o homem do jogo - rasteirado na área. Cristiano Ronaldo marca o penálti. No antes e no pós marcação do penálti Cristiano dá a ver toda a pressão a que tem estado sujeito - o rosto e reacções não enganam. Respirou fundo antes de chutar, voltou a respirar fundo e a ajoelhar-se no relvado após a bola entrar nas redes.
Cristiano foi um poucochinho menos egoísta neste jogo, mas ainda longe de jogar para o colectivo. Não faz mal. Aos grandes artistas desiquilibradores permite-se tudo.
De registar que mesmo contra o Irão, poderoso país, sim senhor, mas não no futebol, Portugal ainda passou por uns quantos calafrios. Os iranianos tiveram aí umas 3 oportunidades claras de golo. Demais frente a uma selecção que se assume como candidata.

Grupo E
Rep. Checa 2x0 Gana

A grande surpresa do torneio até à data. A Rep Checa tinha jogado e encantado na 1.º jornada do grupo frente aos americanos. Neste jogo com os ganeses, que deu a 1.ª vitória a um país africano, só não sofreram mais golos porque não calhou. Petr Cech defendeu tudo o que havia para defender, com excepção dos 2 golos, e os ganeses deram um festival de pujança e golos falhados, incluindo um penálti em que a bola bateu estrondosamente no ferro da baliza.

Itália 1x1 EUA
A outra surpresa da noite, o que deixa as contas neste grupo completamente embrulhadas. Os italianos, tal como os checos, tinham convencido na 1.ª jornada. Agora, com uns americanos que ainda não constituem ameaça no soccer, sofreram a bom sofrer e não seria escandalo nenhum se tivessem perdido. A jogar toda a 2.ª parte com 10 contra 9 americanos (3 expulsões), a Itália mostrou-se apática e sem vontade de jogar. Fraco, muito fraco. Ainda para mais, viu um seu jogador - Di Rossi - protagonizar a maior vergonha do mundial - uma cotovelada bárbara que deixou o americano McBride a sangrar do rosto. Ainda assim, o jogo teve alguma emoção, cortesia do muito espaço que os 3 auto-ausentados deixaram em campo.

sábado, junho 17, 2006

/0

Já escrevi 100 vezes no quadro, como os senhores que entendem de futebol me mandaram: “O que interessa é ganhar, não é jogar bem”.
Já me convenci e não preciso de escrever mais 100.
Para amanhã, meio a zero chega.

A Jogada e O Golo

Os golos da Argentina no jogo de hoje foram todos na sequência de boas jogadas. Mas o 2.º foi uma obra prima, um hino ao futebol. O remate final foi de Cambiasso, mas na jogada esteve presente praticamente metade da equipa argentina. Sorin deixou a bola em Saviola que a encantou e levou para a frente dando um passe curto para Riquelme logo a devolver. Saviola deu para Cambiasso que logo a deixou em Crespo e este, em tabela e de calcanhar, devolveu a Cambiasso que atirou forte perto da marca do penálti para o fundo das redes.
Lindo, lindo.
Um dos melhores golos do mundial. Não pelo espectáculo e força do remate, antes pela beleza do futebol como um jogo colectivo, de movimento e desmarcações. A rever.

Cambiasso concluiu a jogada mais linda da partida que passou pelos pés de meia equipa argentina.

sexta-feira, junho 16, 2006

Cantinho do Mundial - Dia 8

Grupo C
Argentina 6x0 Sérvia & Montenegro


Com Maradona uma vez mais na bancada, quer ao vivo quer nos panos, a berrar mais do que qualquer hincha, a Argentina alcançou a maior goleada do torneio até à data e iguala a sua maior goleada de sempre em mundiais.
6 a 0.
Entrou logo a marcar, por Maxi Rodriguez, a passe de Javier Saviola. Depois veio o golo de Esteban Cambiasso, numa jogada iniciada também por Saviola, com passes lindos entre Riquelme, Cambiasso, Crespo. Curioso que Cambiasso tinha começado o jogo no banco, ultrapassado por Lucho Gonzalez que, oh infortunio, lesionou-se e teve que sair logo aos 16 minutos. Mas na selecção argentina é mesmo assim. Sai um e entra logo outro que cumpre à risca os mandamentos do bom futebol.
O 3.º da Argentina veio numa jogada que parecia completamente dominada pelos sérvios, em que Saviola recupera uma bola inofensiva perto da linha de canto e dá para Maxi Rodriguez fazer o seu 2.º golo. Depois do intervalo, Kezman, perdido tal como toda a sua equipa, foi expulso. Com a vitória mais do que garantida, o seleccionador argentino fez a vontade ao mundo e mandou entrar Carlitos Tevez e Leo Messi. Cheios de irreverência e desejosos de mostrar que podem jogar de início, cada um fez o seu golo e o mundo todo vibrou. Antes disso, Messi deu o 4.º golo a Crespo.

O árbitro terminou o jogo precisamente aos 90:28, apesar de ter dado 1m de compensação, com pena dos sérvios que já seguiam o jogo parados, na esperança de não levarem com mais nenhum golito. Um massacre futebolístico inesperado porque frente à selecção que nas eliminatórias europeias havia sofrido apenas 1 golo. Ou antes, um jogo mais do que perfeito que faz os argentinos e esta portuguesa sonhar.

A Fifa escolheu Riquelme como o melhor em campo. Uma injustiça para Saviola, claramente o mais decisivo no jogo de hoje, apesar de também não ter marcado qualquer golo. Mas não importa, num jogo com 6 golos e belas jogadas qualquer um dos 11 (ou 13, se contarmos com os substitutos) se arriscaria a ser o melhor da tarde. Se este jogo fosse um filme poderia ter o título de “Muda aos 3 e acaba aos 6” ou, contrariando o nosso Felipão, “Meio a zero não basta”.

Holanda 2x1 Costa do Marfim
Antes dos 30 minutos já a Holanda vencia por 2x0, golos de Van Persie e Van Nistelrooy. Pensei que afinal a questão do goal average do grupo, depois dos 6x0 da Argentina, poderia não estar decidida. Acontece que os marfinenses marcaram ainda antes do intervalo e criaram muito perigo. Na 2.ª parte o que se viu foi o mesmo sufoco holandês para não sofrer mais nenhum golo, ao passo que também não conseguia marcar. Robben foi o único laranja endiabrado. Acabou por chegar para garantir a qualificação para a 2.ª fase. E os africanos saiem do mundial com um gosto amargo, pois apesar de terem feito um bom jogo, é por culpa própria e por algum azar que não obtiveram hoje pelo menos o empate.

O colorido laranja na bancada

Grupo D
México 0x0 Angola

Os mexicanos entraram no relvado a todo o gás, cheios de ganas. Nas bancadas o mesmo. Aos 2 minutos já se ouviam olés e apupos às poucas vezes que os angolanos pegavam na bola. Não duraram muito. Aos 20 minutos Angola equilibrou a partida. Subestimar o adversário é feio. Os mexicanos tiveram o que mereceram. Sem jogar muito, Angola lá se aguentou. João Ricardo, o guarda-redes, melhor em campo, esteve em grande. No melhor e no pior. Mas teve a sorte de que o pior não tenha dado em golos. Os mexicanos, esses, não mostraram grande futebol. E é isso que irrita nos comentários que já se fazem ouvir de que "afinal Angola não é assim tão má" e de que "afinal Portugal sempre fez um excelente resultado ao ganhar a Angola pelo dobro do meio a zero desejado para o jogo de amanhã com o Irã (sic)". Nem tanto à terra nem tanto ao mar. Angola voltou a mostrar muitas carências, México não provou merecer o estatuto de 4.º no ranking da Fifa, e Portugal terá de mostrar muito mais querer e futebol para alcançar os seus timidamente confessos objectivos.

Pressão

Os brasileiros estão preocupados com a apatia de Ronaldo.
Começaram a "copa" preocupados com o peso de Ronaldo. Com as bolhas de Ronaldo. Com o bate boca de Ronaldo com o presidente Lula. Com as dores de garganta de Ronaldo. Com a febre de Ronaldo. E, hoje, com as dores de cabeça de Ronaldo.
Ronaldo, aquele que voltou a jogar futebol quando não havia uma só pessoa no universo se não ele que acreditasse nessa possibilidade, aquele que voltou a tempo de dar a copa de 2002 ao Brasil, aquele a quem faltam apenas 2 golos para ser o melhor marcador de sempre em mundiais, aquele que tal como Ronaldinho e Adriano não jogou nada no 1.º jogo do Brasil na Alemanha, Ronaldo, o legítimo, esse, desabafa: "ninguém merece essa pressao enorme".

Cantinho do Mundial - Dia 7

Grupo A
Equador 3x0 Costa Rica

Com esta nova vitória o Equador garantiu a 2.ª fase e despachou a Costa Rica para casa. Agora irá disputar o 1.º lugar do grupo com a Alemanha. Golos de Tenório, Delgado e Kaviedes.

Grupo B
Inglaterra 2x0 Trindade & Tobago

Os ingleses apenas conseguiram marcar o 1.º golo a 8 minutos do final, pelo tosco Crouch que já havia falhado pelo menos um golo mais do que certo. O 2.º veio já depois dos 90m por Gerrard. Owen não jogou rigorosamente nada e foi substituido pelo desejado Rooney, de volta após lesão. No entanto, foi só quando Lennon entrou para a direita que a Inglaterra conseguiu ser mais prática e jogar melhor. Mau jogo em que os caribenhos só defenderam mas estiveram perto de marcar por 2 vezes, cortesia de Robinson, guarda-redes inglês.
Com esta vitória os ingleses garantiram a qualificação para a 2.ª fase. Pode ser que assim, mais descansados, possam jogar decentemente à bola no próximo jogo.

Suécia 1x0 Paraguai
A Suécia entrou a todo o gás para tentar apagar a má imagem do jogo anterior com Trindade & Tobago. O Paraguai, por sua vez, fez questão de dar a mesma imagem do jogo anterior com Inglaterra, ou seja, entrou e jogou na expectativa. Lá para meio do jogo conseguiu equilibrar. Mas foram sempre os suecos que estiveram mais próximo do golo. Quando já ninguém esperava mais do que um empate sem golos, Ljungberg, a um minuto do fim, mergulha e de cabeça garante a vitória e, praticamente, a qualificação para a fase seguinte. Já Roque Santa Cruz e seus companheiros voltam para casa sem encanto ou glória.

quinta-feira, junho 15, 2006

Cantinho do Mundial - Dia 6

Grupo H
Espanha 4x0 Ucrânia

A primeira goleada do mundial. E logo frente aqueles que foram os primeiros a alcançar a qualificação para o torneio. Com um Shevchenko em más condições físicas, os restantes ucranianos não estiveram muito melhor. Ao ponto do seu seleccionador os ter criticado por não terem dado o que podiam nem seguido as suas instruções.
Quanto aos espanhóis, deixaram os seus media eufóricos com o melhor que se viu até agora em termos futebolísticos. Curioso que estes tinham criticado Aragones por não ser suficientemente atacante, por só ter levado 3 pontas de lança e por ter deixado Raul no banco. O seu suplente, David Villa, fez só 2 golos. Os outros foram de Xavi e de Fernando "El Nino" Torres.
Será que a fúria vai ter finalmente o seu mundial?

Os ucranianos só mostraram cara feia fora de campo.

Tunísia 2x2 Arábia Saudita
No jogo entre muçulmanos ninguém terá ficado contente. Era a grande hipótese para, quem ganhasse, poder continuar a sonhar com a qualificação para a fase seguinte. Os tunisinos sairam na frente mas foram surpreendidos e tiveram de correr atrás no fim do jogo. Marcaram o golo do empate já sobre a hora.
Assim, o destaque do jogo vai para o saudita Ali Al-Jaber que, ao conseguir marcar o segundo golo da sua equipa, se tornou o primeiro jogador asiático a marcar em três mundiais.
Alá não foi grande para nenhuma das equipas.

Grupo A
Alemanha 1x0 Polónia

No jogo entre vizinhos, em campo havia 13 polacos e 9 alemães. Os 2 atacantes que jogavam pela Alemanha nasceram na Polónia. Mas nem assim a Polónia ganhou. Podolski e Klose bem que tentaram - falharam golos atrás de golos, numa competição pela perdida mais descarada.
Na volta do capitão Ballack, ainda sem ritmo após a lesão, a Alemanha foi melhor mas teve de esperar para depois dos 90m para marcar o golo da vitória e comemorar a (praticamente certa) qualificação para a fase seguinte.
Quanto aos polacos, mais uma vez foram corridos sumariamente, a fazer lembrar o fiasco do último mundial.

quarta-feira, junho 14, 2006

Derby nos Jornais

O Globo anunciava assim a estreia do Brasil

O Olé já lhes tirou a pinta e reconhece que não são nenhuns heróis da BD

Cantinho do Mundial - Dia 5

Grupo F
Brasil 1x0 Croácia

O quadrado mágico não jogou bonito. Salvou-se o momento de inspiração de Kaká, que afirmou ter tido a noite de estreia dos seus sonhos. Fora isso, a Croácia fez o Brasil sofrer. Os brasileiros não estão habituados a estas coisas no futebol e o resto do mundo, a ver pelas reacções que já se fizeram sentir, também o não estão.
Ou seja, a galera ficou toda desiludida.


Grupo G
França 0x0 Suiça

Aí vão 4 jogos consecutivos em mundiais sem se ver um golo da França. 360 minutos! Isto num ataque que tem Zidane e Henry e ainda se dá ao luxo de, por birra, deixar Trezeguet no banco. Sem tomar riscos, a França foi previsível. E a Suiça não fez muito mais. Jogo de empatas e de nulos.

Coreia 2x1 Togo
O Togo marcou primeiro mas não se conseguiu aguentar frente aos coreanos. Ficou a jogar com 10 logo no princípio da segunda parte e viu os coreanos darem a volta ao jogo. Merecido.
O insólito do encontro aconteceu quando o "dj" de serviço colocou o hino da Coreia para tocar por duas vezes. Uma para os coreanos e outra para os togoleses. Erro que só vem mostrar que a Fifa também pode falhar. Só lhes fica bem.